Conheça (e evite) os 10 erros de quem quer abrir um negócio online

Empreendedorismo

Conheça (e evite) os 10 erros de quem quer abrir um negócio online

Conheça (e evite) os 10 erros de quem quer abrir um negócio online


Abrir um negócio online começa com suprir uma necessidade e construir credibilidade, mas os fatores que tornam seu negócio online um sucesso não param por aí. Apesar das barreiras para abrir uma empresa não serem tão grandes, a maioria das pessoas que começa um negócio online fracassa devido a erros primários – como superestimar os lucros ou tentar oferecer coisas demais ao consumidor.
Para ajudar a manter você no caminho do sucesso, evite esses 10 erros comuns de quem quer abrir um negócio online que mostramos a seguir.

Conheça (e evite) os 10 erros de quem quer abrir um negócio online

1 – Não ter um plano de ação

Você não precisa de um plano de negócios formal e todo detalhado – mas ainda precisa de um plano. Você não pode encarar o seu plano de negócios como uma ‘lição de casa chata’. Ele é o caminho para o seu sucesso.
Apesar dos tradicionais planos com 20 páginas estarem se tornando obsoletos, você ainda precisa saber quem são seus consumidores, o que você está vendendo e quais pessoas estão dispostas a pagar pelo que você oferece.
E, claro, quanto dinheiro você tem e quanto ele vai durar até os lucros aparecerem.

2 – Focar demais nas coisas pequenas

Primeiro, você precisa tirar seu negócio do papel”, disse uma vez Steve Tobak, estrategista de negócios. Apesar dessa afirmação parecer óbvia, os donos de novos negócios podem acabar atolados em detalhes. Não caia nessa.
Ao ficarem presos demais em coisas como o design do cartão de visitas ou a criação do logo, os empreendedores perdem um tempo valioso. Concentre-se nas tarefas que vão realmente levar seus negócios para uma próxima etapa.

3 – Não se preocupar com dinheiro

Seja sempre otimista – mas nunca em relação ao dinheiro. É possível que sua empresa fique sem dinheiro antes de ganhar dinheiro. Saiba quanto você precisa para manter seu negócio e qual é o seu limite de gastos, além de ter um plano para emergências antes do dinheiro acabar.
Muitos empreendedores só vão pensar em levantar fundos ou conseguir um empréstimo quando é tarde demais.

4 – Não valorizar o que você está vendendo

Seja um produto ou serviço, estipule o preço do que você vende de forma a obter um bom lucro.
Considere o custo de produção, o tempo que levou para ser feito, quantas pessoas trabalharam nisso, o material utilizado, etc. E com base nisso estipule o preço que precisa ser cobrado. Conforme seu negócio cresce, os preços também devem ser revistos.

5 – Ignorar o serviço ao consumidor

Com tantas transações sendo feitas pela internet, é fácil esquecer que seus clientes são pessoas propensas a retornar ao seu website se tiverem uma boa experiência.
Tenha sempre uma forma de interação com seus visitantes, seja por e-mail, formulário, chat ou telefone. E monitore as redes sociais para saber o que as pessoas andam dizendo sobre você.

6 – Oferecer muito e não ter nada em troca

Antes de estabelecer sua credibilidade como vendedor ou expert, oferecer algo grátis é uma forma de criar uma taxa de conversão para seu site e criar um relacionamento com o consumidor. Entretanto, o custo de um produto grátis físico pode sair caro, então pense em oferecer algo útil e intangível, como um ebook, uma receita, um webinário, etc.

7 – Escolha as redes sociais certas

Ao iniciar sua campanha de marketing para construir sua marca, teste uma ou das redes sociais para sentir a resposta do público e conhecer melhor seus consumidores. Não saia postando em todas as redes sociais existentes só porque alguém disse que você ‘tem que estar’ em todo lugar.
Como regra geral, Facebook, Pinterest e Instagram são bons para vender produtos. O LinkedIn é um campo mais apropriado para marcas pessoais.

8 – Acelerar as primeiras contratações

Empreendedores costumam apressar o processo de contratação para preencher as posições rapidamente. Mas isso pode ser um risco, já que colocar a pessoa errada em um cargo recém-criado pode arruinar os negócios.
Ao contratar alguém, tenha uma lista de qualificações e conhecimentos necessários para a vaga em questão. As primeiras cinco contratações vão determinar o clima da empresa para o resto de sua existência.

9 – Subestimar a obsessão necessária para o sucesso

Você já leu muito sobre o equilíbrio entre vida pessoa e profissional. Esqueça isso – pelo menos por um ano ou dois.
Não se preocupe com o tempo, as grandes ideias não aparecem quando você tenta gerenciar cada minuto da sua vida e nem quando está fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Elas surgem quando você está focado em uma só coisa. Esqueça o resto e caia de cabeça nos seus negócios.

10 – Achar que existe um tamanho único nos negócios

Só porque um produto ou estratégia funcionou para uma empresa, não significa que vai funcionar para você. É preciso ter um pouco de ceticismo sobre o que você lê a respeito do sucesso alheio. Se você puder testar seu produto com um mínimo de risco financeiro e de recursos, então opte por isso.

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