5 dicas de vendas para quem não é vendedor

Empreendedorismo

Vender não é uma arte exclusiva de vendedores. Veja aqui 5 dicas para melhorar suas habilidades em vendas.
Muitas pessoas odeiam vender. Elas consideram uma atitude difícil, desonesta e agressiva. Se você assistiu a filmes O Lobo de Wall Street, sabe do que estamos falando.
Mas aqui vai uma dica muito importante: Se você quer ser bem-sucedido em qualquer coisa que deseja fazer, precisa entender realmente o que é ‘vender’. Você não precisa saber vender gelo para esquimós, mas precisa ter um sólido entendimento dessa psicologia e como usá-la.
Experimente arrumar um emprego como vendedor (ou que envolva a venda como uma das funções), ainda que temporário, e você aprenderá mais nesse tempo do que qualquer faculdade pode lhe ensinar.
Mesmo que você trabalhe em casa, utilizando nossos serviços de escritório virtual, sempre haverá a necessidade de agendar reuniões presenciais com clientes ou futuros clientes, e será preciso exercitar suas habilidades sociais e de venda durante a conversa.
Veja a seguir o que você pode aprender ao se envolver com vendas:

1 – Você fala com MUITAS pessoas

Todo mundo está com medo de pegar o telefone hoje em dia. As pessoas preferem e-mail, mensagens, Whatsapp, SMS, etc. Tudo menos ter que conversar com alguém que não é da família ou um amigo.

Quando se envolve com vendas, você precisa falar com as pessoas. As expressões faciais, tons de voz e gestos lhe darão as pistas do que a outra pessoa está pensando.

Com o tempo você fica mais experiente e confortável com a situação, aprendendo a identificar detalhes que são cruciais para fechar uma venda. Você perde o nervosismo e aprende a se comunicar melhor.

2 – Você aprende a ler as pessoas

Quando você começa a falar com muitas pessoas que querem algo (por exemplo, um produto), você aprenderá a ler e interpretar o tipo de personalidade delas, e conseguirá responder apropriadamente para fechar a venda.

Isso também resultará em uma melhora nos seus relacionamentos pessoais e profissionais, pois saberá como interagir melhor e mudar sua abordagem se algo não estiver correto. Os melhores líderes são muito bons nisso.

3 – Você aprende a influenciar pessoas

Todo mundo quer influenciar os outros. Mas isso não significa um passe de mágica que vai convencer a pessoa com quem você está falando.

Influenciar não é enganar ou induzir alguém a fazer algo que ele não queira. Influenciar é ser capaz de entender a pessoa e colocar pontos em seu caminho que sejam mais atraentes para ela. Isso está intimamente ligado ao item 2 deste artigo. Se você não aprender a ler as pessoas, não saberá influenciá-las.

4 – Você aprende como vender

Isso não quer dizer vender produtos ou serviços. Isso significa vender qualquer coisa. Quantas vezes você entrou na sala do seu chefe para pedir um aumento? Ou, melhor ainda, quer se dar bem em uma entrevista de emprego?

Vender é superar as objeções do consumidor, e você deve continuar insistindo até que não haja mais objeções. Adquirindo experiência em vendas, você conseguirá se antecipar a certas objeções do consumidor e terá argumentos prontos para isso.

5 – Você se considera introvertido

Muitas pessoas se consideram introvertidas porque passam a maior parte de suas vidas interagindo com os outros nos bastidores e acham isso normal.

Nós somos criaturas sociais e qualquer habilidade que você possa imaginar envolverá, de certo modo, a interação com outras pessoas. E isso independe de ser introvertido ou extrovertido – aliás, alguns dos maiores vendedores da história eram introvertidos.

Em vendas, você não pode se dar ao luxo de viver nos bastidores. Não dá para ter sucesso na vida apenas mandando e-mails. Desenvolver habilidades de comunicação não torna um introvertido em extrovertido, mas elimina a barreira da timidez.

Quanto mais confortável você se sentir ao falar com as pessoas, maiores serão as suas capacidades de venda.

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