5 dicas para arrasar em uma entrevista online de emprego

postado em: Social | 0

Veja como se sair bem em uma entrevista online e consiga o emprego dos seus sonhos.

5 dicas para arrasar em uma entrevista online de emprego
5 dicas para arrasar em uma entrevista online de emprego
Parabéns! Você passou na primeira etapa do processo seletivo para aquele tão sonhado emprego. E agora ficou nervoso porque recebeu a notícia de que fará uma entrevista online com o RH da empresa. Entrevistas virtuais por Skype, Google Hangout e outros comunicadores online são cada vez mais comuns no mundo corporativo. Elas economizam tempo, poupam o deslocamento do candidato e servem como o primeiro filtro antes da entrevista presencial.
E, apesar de você fazer chamadas de vídeo constantemente com amigos e familiares, uma videoconferência de emprego é algo bem diferente e requer alguns cuidados especiais para que nada saia errado.
Obviamente você estará muito mais nervoso na entrevista online do que em um bate-papo com sua mãe, por isso, é preciso prestar atenção nestas cinco dicas para se sair bem na entrevista de emprego:

5 dicas para arrasar em uma entrevista online de emprego

1 – A prática leva à perfeição

A falha em planejar é um planejamento para falhar”, disse Benjamim Franklin, ex-presidente dos EUA. Como tudo na vida, para você se dar bem em uma entrevista online é preciso prática.
Além de se preparar pesquisando e praticando as respostas para as principais questões que você deverá responder, é preciso passar um ar confiante e natural. Peça para um amigo fazer uma simulação dessa entrevista para que possa praticar bastante.
Durante o exercício, certifique-se de que sua internet e o aplicativo a ser usado estejam funcionando perfeitamente. Peça ao seu amigo para lhe dar um feedback honesto da qualidade do áudio e vídeo e, principalmente, da sua aparência.

2 – Prepare-se para falhas

Tenha em mente que problemas técnicos acontecem – tanto do seu lado quanto do lado do entrevistador. Quanto mais você se preparar para isso com antecedência, mais calmo e confiante estará para resolver esse problema. Por isso, tenha sempre um ‘Plano B’ à mão.
Se a conexão de vídeo cair, tenha seu celular à mão para ligar imediatamente para o entrevistador. Respire, adote uma atitude positiva e veja se é possível retomar a conversa por vídeo ou se ele prefere continuar no telefone mesmo.

» Precisa de um local privativo e com boa conexão de internet para uma videoconferência? Conheça nossas Salas de Reunião para locação por hora

3 – Sorria e transmita confiança

Já que a entrevista é virtual, sorrir e fazer contato visual com frequência é uma forma simples, poderosa e eficaz de criar uma conexão interpessoal com o entrevistador.
Por que sorrir? Estudos mostram que o sorriso pode diminuir o nível de stress. Isso ajuda você a pensar mais claramente e a responder melhor às perguntas que lhe forem feitas. Outros estudos revelaram que sorrir aumenta a confiança, entusiasmo e a criar uma conexão mais atrativa com os outros.

4 – Olhe para a câmera

Durante a entrevista, você deve olhar diretamente para a câmera a fim de fazer contato visual com o entrevistador. Claro, você não precisa ficar o tempo todo encarando fixamente câmera sem piscar, mas resista à tentação de ficar olhando para o vídeo durante momentos importantes da entrevista, pois isso desviará o seu olhar da câmera e cortará a conexão emocional que você se esforçou tanto para criar.
Se possível, ajuste sua câmera para que ela esteja focada no seu rosto e ombros – não muito perto e nem muito longe, ficando ligeiramente acima do nível dos olhos, em um ângulo reto. Certifique-se de que o plano de fundo seja neutro ou organizado e reflita a imagem que você quer passar – afinal, você não quer que o entrevistador veja a bagunça do seu quarto, certo?

5 – Faça o acompanhamento

Faça o famoso follow up após a entrevista. Sente-se confortavelmente em um lugar calmo e repasse mentalmente a entrevista para ver o que você aprendeu com essa experiência. Reflita sobre as questões que lhe fizeram e respostas que você deu.
Isso pode ajudar na preparação para a próxima etapa do processo seletivo ou mesmo para uma outra entrevista.
Por isso, faça a si próprio as seguintes perguntas:

  • O que eu aprendi sobre o entrevistador?
  • O que ele compartilhou sobre as atuais prioridades da empresa e do cargo? (a empresa está crescendo, mudando ou abrindo uma nova área de serviços?)
  • Quais são as habilidades e qualificações mais importantes que eles buscam no candidato?
  • Como essa empresa, sua missão e a vaga em questão se encaixam em mim?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.