5 ideias para atrair clientes

Você está há pouco tempo no mercado e precisa ampliar a sua cartela de clientes ou, então, já tem um bom tempo de negócio, mas sente que o fluxo de consumidores reduziu? Estamos em meio a um mercado altamente competitivo nos mais diversos segmentos, por isso é bem importante estar atento, a todo momento, e colocar em prática ideias para atrair clientes.

 

Para te ajudar nessa missão, separamos cinco principais ideias que são decisivas para construir um negócio sustentável, próspero e lucrativo.

 

1) Direcione esforços com base no perfil do seu público

 

Você sabe exatamente quais são as preferências dos seus clientes e potenciais clientes? Quanto mais você souber sobre os gostos e necessidades deles, mais fácil será para cativá-los e colocar em prática as ideias para atrair clientes.

 

Estas perguntas podem servir de guia para construir o perfil de quem você quer atrair para o seu estabelecimento:

 

– Seu público faz questão de preço financeiramente mais em conta ou preza pela qualidade dos produtos?

– Ele prefere atendimento personalizado ou gosta de escolher os itens por conta própria?

– Quais canais estão mais presentes no dia a dia desse público? (e-mail, redes sociais, outdoor)

– Qual é a faixa etária desse público?

– Eles costumam se interessar por quais assuntos?

2) Invista nas redes sociais

 

Você sabia que existem 120 milhões de usuários brasileiros ativos no Facebook? No Instagram esse número chega a 66 milhões. Isso deixa evidente que essas duas redes sociais possuem um potencial enorme para divulgação do seu negócio.

Além de publicações periódicas visando gerar engajamento com quem já acompanha a sua empresa, hoje em dia é possível fazer campanhas voltadas para o reconhecimento da marca e segmentação de acordo com o perfil do seu cliente – idade, localização, interesses, etc.

 

3) Seja encontrado nas pesquisas feitas no Google

 

Quando alguém pesquisa no Google por algum produto ou serviço que tenha relação com o que você oferece, a sua empresa aparece nas primeiras buscas? Se a resposta for “não” ou “não sei”, é bem importante verificar isso.

 

Sua marca pode ganhar notoriedade de forma gratuita, basta produzir artigos no blog ou site da sua empresa fazendo uso de palavras-chaves e de todo o conjunto de técnicas de Search Engine Optimization (SEO), que tem como objetivo justamente melhorar o posicionamento nos buscadores.

 

4) Buscar parceiros também faz parte das ideias para atrair clientes

 

Trabalhar em parceria com outras empresas é bem estratégico. Imagine, por exemplo, que você tenha um escritório de arquitetura – você pode fazer parcerias com lojas de materiais de construção e outros negócios que tenham relação com os serviços que você oferece.

Leia também: Tire o sonho de empreender do papel

 

Para começar, faça uma lista de empresas cujos serviços completam o seu e pense como vocês podem atuar em conjunto.

 

5) Construa um relacionamento consistente com seus clientes

 

Seus clientes precisam ser vistos como embaixadores da sua marca. Se a experiência de compra for positiva, eles tendem a indicar o seu negócio para outras pessoas. Personalize o atendimento, trate o cliente como se ele fosse único, crie um sistema de envio de e-mails em datas especiais, como aniversário. O segredo é estar atento às necessidades e expectativas para garantir que eles não sejam pescados pela concorrência.

 

Agora que você já está por dentro das cinco principais ideias para atrair clientes, aproveite também para conferir o artigo Como passar confiança para o cliente?. Lembre-se sempre: nesse universo empreendedor, quem se mantém atualizado tem mais chances de prosperar.Entre em contato!

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.