Veja 5 novas habilidades para mulheres bem-sucedidas

Empreendedorismo

Deseja pedir um aumento ou vai negociar um contrato importante com clientes? Veja cinco habilidades que as mulheres precisam dominar para conseguirem o que desejam nos negócios.

5 novas habilidades que toda mulher precisa aprender para ter sucesso no trabalho

5 novas habilidades que toda mulher precisa aprender para ter sucesso no trabalho

Talvez você não esteja no emprego dos seus sonhos, mas, se você é uma mulher, existem novos horizontes para explorar. As mulheres hoje em dia são mais bem-sucedidas do que jamais foram. Só nos EUA as mulheres já ocupam mais da metade de todos os cargos gerenciais e de liderança, e estão começando a assumir profissões que antes eram dominadas por homens. No Brasil, as mulheres ainda ocupam apenas 37% dos cargos de liderança, mas este é um cenário que está mudando.
Por isso, você deve se lançar no mercado de trabalho com mais confiança e entusiasmo se quiser conquistar a carreira dos seus sonhos ou mesmo empreender e iniciar sua própria empresa. Mas antes de fazer isso, a seguir estão cinco habilidades críticas que você precisa dominar.

5 novas habilidades que toda mulher precisa aprender para ter sucesso no trabalho

1 – Não fique extremamente feliz (ainda)

Você recebe um telefonema dizendo que conseguiu aquela vaga de emprego. E fica tão feliz por isso que aceita imediatamente e já começa a sonhar com o próximo celular que vai comprar. Bem… é melhor parar com isso. Em pesquisas feitas pela economista americana Linda Babcock, descobriu-se que 57% dos homens negociam seus salários iniciais, enquanto apenas 7% das mulheres fazem isso.
Isso significa que os homens começam a trabalhar com salários em torno de 7,6% maiores do que as mulheres. E essa desigualdade tende a aumentar no decorrer de suas carreiras. Por isso, pesquise a média dos salários na sua área para saber se estão lhe oferecendo um valor compatível com o mercado. E você também pode negociar outros benefícios, como trabalhar em home-office em alguns dias da semana, por exemplo.

2 – Não seja ‘forçada’

A forma como homens e mulheres pedem alguma coisa é muito diferente. Um experimento feito na Harvard Kennedy School e na New York University solicitou que atores (homens e mulheres) lessem um script pedindo por algo na empresa – por exemplo, o salário inicial. O script era algo como este: “Eu acho que devo receber o teto da categoria. E também quero participar da bonificação anual”. Quando os homens leram o script, eles foram considerados fortes, dominantes e agradáveis. Quando as mulheres leram o mesmo script, elas soaram forçadas, desagradáveis e, o pior, não elegíveis para conseguir o que pediram na opinião dos juízes.

3 – Seja a irmã mais velha de todos (por enquanto)

Por mais injusto que pareça, o que os pesquisadores do experimento acima descobriram que o que prejudicou as mulheres na opinião dos juízes foi a ideia de ‘mulheres negociando por si próprias’. Então, eles alteraram o script até que conseguissem uma mensagem que atingisse o objetivo.
A solução não era a mulher desistir, se desculpar ou levar docinhos para os juízes – o que apenas as faria parecerem mais fracas e sem chance de serem promovidas. O script de sucesso foi este: “Eu não sei se é comum pessoas do meu nível negociarem, mas espero que você veja a minha habilidade em negociar como algo importante que eu possa acrescentar ao trabalho”. Espera-se que as mulheres sejam irmãs mais velhas e mandonas, mas que se preocupem com todos. Sim, ter que seguir esse script é muito irritante. Mas isso faz com que a mulher demonstre força e esteja alinhada com as necessidades da empresa.
Esse período em que as mulheres têm de se restringir artificialmente deve ser temporário à medida em que nos acostumamos a ver mais e mais mulheres no poder.

4 – Use uma gola olímpica

Este não é um conselho de moda, mas uma dica de uma mulher muito bem-sucedida. Sallie Krawcheck, ex-executiva do Bank of America e do Citigroup, disse que ficava nervosa quando precisava pedir aumento ou alguma outra coisa para seu chefe. Para facilitar, ela praticava na frente do espelho dúzias de vezes e na frente de seu marido. E ela sempre usava uma gola olímpica, porque costumava suar muito e seu pescoço ficava vermelho quando estava nervosa. Se houver partes do seu corpo que podem lhe trair – uma contração, uma batida de pé, um riso nervoso – aprenda a disfarçar ou lidar com eles. Você deve parecer totalmente confiante, tranquila e mostrar que está no comando.

5 – Tire a meia de dentro da calça

Antes de se tornar CEO da Hewlett-Packard, Carly Fiorina ficou famosa em uma reunião por colocar uma meia dentro da calça para transmitir a mensagem nada sutil que ela poderia competir com os homens. Mesmo naquela época, esse ato provavelmente não era necessário, mas hoje seria totalmente contraproducente.
Nossa compreensão do que faz um bom líder está mudando para incorporar traços mais tradicionalmente femininos. O novo modelo de líder efetivo é menos ‘sargento do exército’ e mais ‘técnico de futebol’, alguém que pode inspirar uma equipe, colaborar, ter inteligência emocional e empatia para entender o ponto de vista de outras pessoas. Não pense em seu lado feminino como uma desvantagem no escritório, porque ninguém mais faz mais isso.
Uma das novas mulheres poderosas que vemos hoje em dia, Christine LaGarde, Diretora Executiva do Fundo Monetário Internacional, disse uma vez que o colapso de Wall Street em 2008 teria sido muito menos grave se “o banco Lehman Brothers fosse um pouco mais Lehman Sisters“.
Lembre-se disso quando você estiver indo à luta: a era da testosterona acabou. Você é a nova equipe de resgate dos negócios!

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