5 perguntas para fazer quando sua empresa não dá resultados

Empreendedorismo

5 perguntas para fazer quando sua empresa não dá resultados
Em algum momento os empreendedores enfrentam o desafio de continuar crescendo. Não é falta de esforço ou entusiasmo, é apenas uma parte natural da evolução dos negócios. O proprietário de uma pequena empresa deve estar preparado para uma fase de estagnação; não espere até que as coisas estejam totalmente paradas para tomar uma atitude. Se a sua empresa não dá resultados, prepare-se com antecedência fazendo a si mesmo essas cinco perguntas a seguir:

1 – Nosso serviço ao consumidor é de alto nível?

Essa é uma questão crucial. As empresas podem viver ou morrer dependendo de como os consumidores são tratados. Lembre-se: Atrair novos consumidores custa seis ou sete vezes mais do que manter os atuais. Uma pesquisa da Oracle revelou que 89% dos clientes parou de fazer negócios com alguma empresa por causa do serviço ao consumidor.

2 – Nós nos desviamos da nossa missão?

É fácil ser pego pelo sucesso inicial e querer expandir para áreas que parecem relacionadas aos seus negócios, mas que podem comprometer seu propósito inicial. Nos EUA, o Starbucks se recusou a servir comida por muitos anos porque seu foco era oferecer um excelente café em um ambiente agradável.

3 – Estamos envolvidos com a comunidade?

Para responder a essa pergunta, dê uma olhada na empresa americana Chipotle Mexican Grill. Desde o seu início, a empresa tomou a decisão incomum de não pagar por publicidade. Em vez disso, ela conta com o boca-a-boca, oferecendo comida de graça para causas sociais. Seu fundador, Steve Ells, diz: “Se você é mesquinho com seus clientes, você não vai se tornar bem sucedido. Você precisa permitir que o seu negócio gire em torno de sua comunidade. Não só é gratificante, é um movimento estratégico de negócios”.

4 – Estamos criando valor?

Ninguém faz isso melhor do que a Apple. Seus produtos são lindos e funcionais. Os consumidores se tornam fãs leais da empresa. O seu negócio tem uma visão verdadeira e propósito semelhante ao de Steve Jobs (ele não vendia computadores, ele vendia sonhos)?

5 – Estamos nos divertindo?

Diversão e criatividade andam juntas. Funcionários felizes são mais produtivos. Dick Snow, da Ben and Jerry Ice Cream diz: “Acreditamos que estamos no negócio de entretenimento, e vender sorvete é apenas parte do que fazemos. Em nossas lojas o balcão é nosso palco e os clientes são nosso público”.

Claro, você deve olhar para outros fatores de crescimento, como os ciclos de vendas, leads de marketing e despesas. Mas ao começar fazendo essas cinco perguntas acima, você pode descobrir tudo que precisa para voltar à sua trilha de sucesso.

Ajuda para empreendedores

A LOCUS apoia e incentiva o empreendedorismo como estilo de vida e forma de alcançar sua realização pessoal e financeira. Mas sabemos que é difícil começar, especialmente se você tiver que montar toda a estrutura de um escritório. Por isso oferecemos o plano de escritório virtual LINK LOCUS, onde você pode trabalhar de casa ou de qualquer outro lugar, e manter um endereço comercial na Av. Paulista ou em Santos, com toda a estrutura necessária para seus negócios. Conheça nossos planos e valores, e inicie hoje mesmo sua jornada ao empreendedorismo.

Categorias

Arquivos

Share This