6 maneiras de melhorar seu serviço ao consumidor

Produtividade

Conheça aqui seis dicas vitais para construir um relacionamento duradouro e de confiança com seus consumidores.

6 maneiras de melhorar seu serviço ao consumidor

6 maneiras de melhorar seu serviço ao consumidor


Oferecer um ótimo serviço ao cliente não apenas constrói uma base leal de consumidores felizes, mas é a ferramenta de marketing mais poderosa na propaganda boca-a-boca.
Um estudo de 2013 feito pela empresa de pesquisas Dimensional Research, nos EUA, descobriu que 62% das vendas B2B e 42% das vendas B2C ocorriam após uma ótima experiência com o serviço ao consumidor. A mesma pesquisa mostrou que 95% dos clientes que tiveram uma experiência ruim compartilharam suas reclamações nas redes sociais, comparados com 87% que compartilharam boas experiências.
Então, como o serviço ao consumidor pode ser melhorado? Aqui estão seis formas de conseguir isso:
1 – Ouça com cuidado. Ofereça sua expertise, mas certifique-se de que os funcionários estejam prestando atenção na conversa com os clientes. Um bom serviço não é forçar uma estratégia que não funciona para o consumidor. Tente balancear seu conhecimento técnico com o comportamento de um amigo que está aconselhando o outro.
2 – Seja responsivo. Os clientes querem o serviço/produto, e querem rápido. Mesmo que você não consiga entregar imediatamente, manda sempre um e-mail no mesmo dia. Mantenha o cliente no processo para que ele entenda que todo mundo está fazendo o máximo para que ele seja atendido rapidamente.
3 – Ajuste-se aos seus clientes. Infelizmente, os clientes podem pisar na bola assim como as empresas. Às vezes seu cliente vai chegar atrasado para uma reunião ou o consumidor não terá todas as informações necessárias para concluir a venda.
Apesar de ser fácil se irritar com isso, é importante se ajustar às necessidades do seu cliente. Tenha em mente que cada consumidor é um potencial ‘embaixador’ da sua marca, o que significa que cada interação pode ser essencial para atrair novos negócios.

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4 – Construa confiança. O relacionamento entre consumidor e empresa não precisa ser estritamente platônico. Dê um passo além nesse relacionamento e demonstre paixão pelo seu cliente, construindo fidelidade, confiança e uma relação duradoura.
5 – Viva pelos valores da sua empresa. Par garantir uma ótima experiência com o consumidor, a empresa precisa fazer do seu serviço um importante valor cultural. Ao criar a cultura da empresa, estabeleça padrões ou uma missão clara, destacando a importância do serviço ao consumidor. Isso garantirá que seus clientes sejam atendidos sempre com base nesses padrões pré-estabelecidos.
6 – Não cresça muito rápido. Não sacrifique a qualidade por ir com muita sede ao pote. No final do dia, consumidores felizes ajudam na propaganda boca-a-boca com comentários positivos sobre sua marca, imagem e reputação. Esse crescimento orgânico e centrado cria empresas saudáveis.

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