6 motivos pelos quais sua pequena empresa ou trabalho freelancer não geram lucro

Seu trabalho está lhe dando lucro ou prejuízo? Veja aqui como saber isso e o que fazer para mudar.

6 motivos pelos quais sua pequena empresa ou trabalho freelancer não geram lucro
6 motivos pelos quais sua pequena empresa ou trabalho freelancer não geram lucro

É normal que um empreendedor ou profissional freelancer, no final do mês, avalie quanto seu trabalho está lhe gerando de lucro – ou causando prejuízo, em muitos casos.

A importância dessa avaliação está na capacidade de descobrir o motivo pelo qual sua pequena empresa não está lucrando e, consequentemente, tomar as atitudes necessárias para reverter esse quadro.

Para ajudar nessa avaliação, separamos aqui as seis principais razões pelas quais pequenas empresas e profissionais freelancers não conseguem obter lucro em seus negócios. Veja a seguir.

1 – O volume de negócios é baixo

Muitas vezes sua venda individual é boa (seu lucro até parece alto quando uma venda é realizada), mas não é o suficiente.

Isto ocorre porque algumas vezes você não tem um volume de negócios rápido o suficiente para que o lucro apareça.

Por isso você deve se concentrar em acelerar o processo de venda (desde o atendimento até o fechamento do negócio), para que o volume cresça e, aí sim, você passe a contabilizar um rendimento considerável.

2 – Seu produto não é viável

Aqui costumam acontecer duas coisas: ou o seu produto/serviço é muito caro ou ninguém realmente tem interesse nele.

Fique atento a estas respostas e rapidamente crie um novo produto/serviço que satisfaça o seu público-alvo.

Entender seus clientes é a chave para oferecer o que eles realmente precisam, e não o que você ‘acha’ que eles podem querer.

3 – Você está procurando seus clientes em lugares errados

Vá além das redes sociais. Tenha um bom site, um bom networking e crie uma marca própria e estruturada a fim de divulgar melhor seu trabalho.

A propaganda boca-a-boca, a venda presencial e o anúncio no jornalzinho do bairro não morreram e podem surpreender você. Invista também em ações de marketing que não fiquem apenas no mundo digital.

4 – Você não sabe manter os clientes

Alguns profissionais até conseguem conquistar clientes, mas não possuem habilidades para mantê-los. Se você entrega um trabalho e o cliente não se interessa por outros produtos/serviços que você oferece, isso pode ser um problema.

Desenvolva ferramentas para manter conectado com seus clientes com mais frequência. Vale o e-mail marketing, a produção de conteúdo no blog e até palestras.

5 – Você não é organizado com suas contas

Não ser organizado com as finanças pode ser um fator determinante para sua falta de lucro (ou prejuízo).

Deste modo, procure organizar todas as despesas da sua empresa: desde as pequenas até as maiores.

É fundamental que você saiba quanto ganha e quanto gasta para manter o seu negócio saudável e em crescimento.

Se ainda não puder pagar um contador, peça ajuda a um parente ou amigo para que cuide da parte financeira da empresa, assim você consegue se focar somente nos negócios.

6 – Você tem a estratégia de preço errada

É muito comum empreendedores e freelancers fixarem o preço pelos serviços prestados baseado naquilo que os outros cobram.

Este é um erro que pode afetar o seu rendimento, já que é necessário um estudo sobre as despesas individuais para obter o valor correto do preço que deve ser repassado ao seu cliente.

Ao perceber por que você não está tendo o lucro desejado, não perca tempo preocupado com a causa, mas concentre-se em tudo o que você pode mudar e corrigir.

Se você se identificou com algum dos problemas acima, lembre-se que isso faz parte da vida de um empreendedor. Seja sábio para analisar, refletir e mudar para que tudo entre nos eixos.

Para ser um pequeno empreendedor ou profissional freelancer é preciso assumir riscos. É o preço da liberdade e, também, de realizar o sonho de ter o próprio negócio.

O importante é não desanimar. E se você ainda não possui um espaço de trabalho, venha para a Locus.

Possuímos planos para escritórios virtuais e coworkings, onde é possível ter uma estrutura completa com baixo custo, o que ajuda a eliminar gastos desnecessários e aumentar o lucro dos seus negócios.

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