7 palavras que você deve parar de usar se quiser ser bem-sucedido

Motivacional

7 palavras que você deve parar de usar se quiser ser bem-sucedido

7 palavras que você deve parar de usar se quiser ser bem-sucedido


Em mundo onde tudo é descrito por palavras, usar a comunicação pode parecer algo fácil. Se dissermos “pedra”, “madeira”, “tijolos” e “cimento”, essas palavras formam em nossa mente a imagem perfeita do que elas descrevem.
Mas e quando tentamos utilizar palavras para descrever sensações ou algo abstrato? Será que é tão fácil assim?
Em um mundo movido pela comunicação, entender e empregar corretamente as palavras é um dom que parece estar se perdendo. Descobrir o real significado de uma palavra e saber quando usá-la (e quando não usá-la) não é um dever somente dos escritores. É algo que todos nós precisamos exercitar diariamente.
À medida que sua compreensão das palavras aumenta, a sua interpretação do mundo se transforma, abrindo novas janelas de possibilidades.
Se você deseja ser um profissional bem-sucedido ou um empreendedor de destaque, uma renovação do seu vocabulário é um passo extremamente importante.
Veja abaixo uma lista de sete expressões que você deve parar de usar hoje mesmo.

7 palavras que você deve parar de usar

7 – Impossível

Por que você deve parar de usar a palavra “impossível”? Simplesmente porque ela é vaga demais. Ela se refere a um problema que não pode ser resolvido, ou que ao menos não pode ser resolvido pelos meios convencionais.
Não é preciso nenhuma citação motivacional para lhe dizer que o impossível pode ser alcançado ou que não existe nada impossível. Em vez disso, pense apenas que essa é uma palavra geralmente apoiada em algo vago demais.
Nenhuma situação é impossível por si só. É você que a enxerga dessa maneira porque é incapaz de encontrar uma solução satisfatória.

6 – Sucesso

Como expressão, ela é linda. Revestida de brilhos dourados na aparência, ela pode conter implicações não tão bonitas. O sucesso é tão vago que pode ser definido como uma situação paradoxal. Por exemplo, o que é considerado sucesso para um, pode ser visto como fracasso para outro.
Se quiser substituí-la por outras palavras, experimente “realização” ou “plenitude”. Essa ‘realização’ implica na concretização dos seus sonhos mais ousados. É uma forma melhor de definir o sentimento de satisfação ao fechar um bom negócio ou conquistar o emprego dos seus sonhos.

5 – Eu não consigo

Existe uma grande diferença entre “impossível” e “não consigo”. Ao dizer impossível, você basicamente está assinalando que uma situação problemática em particular não tem solução, independente da sua tentativa.
Por outro lado, quando você diz “eu não consigo”, está automaticamente assumindo que existe uma solução, mas que você, por alguma razão, é incapaz de encontrá-la.
Existem muitos “eu não consigo” em nossas vidas:

  • Eu não consigo terminar essa tarefa
  • Eu não consigo competir com ele/ela
  • Eu não consigo me candidatar a essa vaga
  • Eu não consigo dizer o que estou pensando

Pare de usar essa expressão. Tenha em mente que sempre haverá uma solução para o seu problema. Você só precisa descobrir a abordagem certa.
Dizer “eu não consigo” denota um problema de falta de vontade. A verdade é que a maioria das pessoas que usam essa expressão simplesmente estão desmotivadas para fazer o que é necessário.

4 – Raiva

A raiva é uma emoção muito complexa. Ela é uma forma de responder à provocação, e pode ser interpretada como desconforto e retaliação. Como muitos outros termos, ele não define a si próprio.
Você deve parar de usar a palavra “raiva” porque é vaga e pode ser usada para dezenas de emoções. Por exemplo:  Luto, desespero, angústia, medo, pena e até decepção.
Dizer simplesmente que está com raiva demonstra que você não tem consciência ou controle dos seus reais sentimentos.
Procure refletir sobre o que você realmente está sentindo e descreva essa emoção corretamente (frustração, desilusão, etc.). Quanto mais certeza você tiver dos seus sentimentos, mais controle terá sobre eles, também.

3 – Acreditar

Como a raiva, a palavra “acreditar” tem muitas implicações que fogem do controle. Uma simples expressão como “eu acredito” faz você pensar que a pessoa crê em um poder maior ou que tenha razões para achar que o argumento dela está correto.
Uma expressão como “eu acredito” é subjetiva e volátil. Em vez de usá-la o tempo todo, experimente substituí-la por “eu penso que”. Ao fazer isso, você automaticamente diz duas coisas: Que o argumento é seu e que você tem razões para apoiar o que está dizendo.

2 – Medo

Medo está muito relacionado com a raiva. Em algumas circunstâncias, as pessoas confundem essas duas emoções. A palavra em si abre um universo de significados, cada um deles interconectados.
A palavra “medo” também está relacionada a mecanismos do cérebro que colocam o corpo em estado de alerta. Como pode ver, é outra palavra vaga demais para se usar sem compreendê-la profundamente.
Numa conversa, evite usar essa palavra em frases como “tenho medo de que ele não vá concordar comigo”, pois isso pode criar uma sensação de confusão. Experimente substituir por “talvez ele não concorde comigo”.

1 – Usar “bom e certo” como oposto de “mau e errado”

O que devemos entender é que construções como “bom” e “errado” são usadas para definir um padrão comportamental. E palavras como “certo”, “errado”, “bom” e “mau” são usadas para ilustrar todo o nosso mundo baseado em dualidade.
Nenhuma ação ou pensamento é intrinsecamente bom ou mau. Somos nós que damos esse significado a eles. E esses termos estão sujeitos à relatividade social.
A vida não é preto e branco, ela tem um vasto número de tons de cinza. Isso significa que o que o que é errado para você, pode parecer certo para outra pessoa.
Entender isso nos ajuda a desenvolver e evoluir melhor o que consideramos “moral”.
Mas é sempre importante ressaltar que em momento algum estamos sugerindo que você esqueça essas sete palavras. Cada uma delas é única e possui inúmeros significados, e podem ser empregadas no momento certo.
Mas ao entender melhor o que significa cada termo que utiliza para se expressar, você estará desenvolvendo melhor sua capacidade de comunicação, de interpretação e de assertividade, bem como conseguirá identificar e expressar melhor seus sentimentos.
Tudo isso colabora para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Categorias

Arquivos

Share This