Aprenda a eliminar a procrastinação

Produtividade

Em 2009 um estudante americano da Universidade da Carolina do Norte chamado Fred Stutzman estava ‘tentando’ fazer seu trabalho de conclusão de curso.
Seu lugar favorito para isso, uma cafeteria, oferecia o ambiente calmo e perfeito para que ele fugisse das distrações e se concentrasse no trabalho. Mas um dia a cafeteria acrescentou um novo recurso que estragou tudo isso: internet wi-fi grátis.
A partir daí Stutzman começou a se perder constantemente em redes sociais, notícias, entretenimento e toda a sorte de distrações que a internet oferece. Ele tentou trabalhar off-line, mas não era tão simples, pois sempre acabava se reconectando para dar uma olhada nos e-mails ou coisas parecidas.
Stutzman estudava Ciência da Informação e, certa noite, chegou em casa decidido a criar um software que o ajudasse a resolver seu problema.
A funcionalidade era simples. Você abria o aplicativo e dizia por quanto tempo gostaria de se manter concentrado, e o programa impedia o acesso à internet por aquele tempo.
O programa foi batizado de Freedom e disponibilizado para download. Em pouco tempo o pequeno aplicativo tornou-se destaques em várias das revistas e sites mais importantes nos EUA, sendo baixado por mais de 500 mil pessoas.
Isso significava que muitas pessoas estavam lutando contra a procrastinação online.
Por que o Freedom funcionou tão bem? E o que ele pode nos ensinar sobre a arte de manter bons hábitos?

O poder da eliminação da decisão

Tomar decisões constantemente esgota nossa força de vontade. Mesmo que seja uma mesma decisão tomada repetidamente – como resistir à vontade de olhar e-mails constantemente, ou tentar seguir uma nova dieta.
Você pode resistir por cinco minutos, uma hora ou até uma semana, mas eventualmente sua força de vontade vai fraquejar e você acabará cedendo. Isso é conhecido como ‘fadiga de decisão’ e ela tem forte impacto na nossa força de vontade e nas escolhas que fazemos durante o dia.
O programa Freedom que Stutzman criou é eficaz não apenas porque nos impede de acessar a web, mas também porque ele reduz nossa fadiga de decisão. Ele elimina a opção e, como resultado, fazer nossas tarefas fica mais fácil. O aplicativo limita nosso comportamento.
Isso nos leva a um ponto importante: Limitações podem facilitar a criar bons hábitos ao eliminar o número de decisões que precisamos tomar.

Limitações são boas

As pessoas dizem frequentemente que querem mais opções. Mas quando se trata de finalizar seus trabalhos, muitas opções nem sempre é algo bom. Quando tudo é possível, fica difícil fazer a escolha certa.
Mas quando criamos uma limitação em nós mesmos, fica mais fácil concluir nossos trabalhos. Isso é mais eficiente se a limitação nos obriga a começar pequenos.

  • Se você quer começar a se exercitar, estipule uma regra para si próprio na qual não poderá fazer exercícios por mais de cinco minutos. Você DEVE parar de se exercitar ao completar cinco minutos.
  • Se você quer ser mais criativo, pode usar limites para canalizar sua criatividade. Por exemplo, você pode escrever um livro usando apenas 50 palavras diferentes.
  • Se você deseja comer mais vegetais, pode limitar a si mesmo a apenas um tipo de vegetal na primeira semana. Ao criar esse limite é provável que você acabe comendo algo mais saudável do que se tentasse entender todos os detalhes da ‘dieta perfeita’.

Geralmente achamos que ter um caminho aberto com várias direções para escolher é uma coisa boa. Mas às vezes o que precisamos é de um túnel que reduza nossas escolhas e nos mantenha na direção certa.
Este é um grande desafio para quem trabalha em home office, e esperamos ajudá-lo com sua produtividade.
E você? Como você pode eliminar a necessidade de tomar as mesmas decisões repetidas vezes? Como você pode usar as limitações para se concentrar em hábitos melhores? Deixe suas dicas nos comentários abaixo.

Categorias

Arquivos

Share This