13 dicas para impressionar no primeiro dia de trabalho

Produtividade

Veja como causar uma ótima impressão no seu novo emprego e conquistar o carisma dos seus novos colegas de trabalho.

25 dicas para causar uma boa impressão no seu primeiro dia de trabalho

25 dicas para causar uma boa impressão no seu primeiro dia de trabalho

Depois de ter tido sucesso em sua entrevista de emprego e conquistado a vaga dos seus sonhos, surge aquele momento desconfortável pelo qual todos já passamos: o primeiro dia de emprego. E você sabe que o trabalho duro só começou, afinal, as primeiras impressões são muito importantes.
Você já conquistou o RH e o gestor da sua área, mas existem muitas outras pessoas para impressionar na empresa: seus novos colegas de trabalho.
Por isso, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a causar uma boa impressão no seu primeiro dia de trabalho e conquistar o carisma de todos à sua volta.

13 dicas para causar uma boa impressão no seu primeiro dia de trabalho

1 – Pratique sua apresentação

Apresentações são imprescindíveis para causar uma ótima primeira impressão. Contato direto nos olhos, aperto de mão firme e um grande sorrido são a receita do sucesso.

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2 – Vista-se apropriadamente

Estudos mostram que as pessoas julgam você nos primeiros segundos que te conhecem. E suas roupas impactam nessa impressão. Vista-se de maneira apresentável nos primeiros dias de trabalho, mesmo que o ambiente seja mais casual. Conforme for aprendendo mais sobre a cultura do escritório, ajuste-se adequadamente.

3 – Mantenha-se positivo

A chave para uma primeira boa impressão é a sua atitude. No seu primeiro dia de trabalho, mantenha um grande sorriso no rosto e mostre sua animação pela oportunidade de estar lá. As pessoas vão associar seu positivismo com seu desempenho.

4 – Seja um bom ouvinte

As primeiras semanas de trabalho devem servir para você absorver o máximo de informação que puder. Dúvidas vão surgir, mas você deve saber a quem escutar. Não saia fazendo perguntas para todo mundo, encontre a pessoa certa para tirar sua dúvida. Certifique-se de que sua pergunta é legítima e questione com confiança. Concentre-se em ouvir e prestar atenção em tudo.

5 – Anote tudo

Anote tudo o que puder na sua primeira semana de trabalho. Não confie na memória. Esteja em todos os treinamentos e reuniões para os quais for convidado para aprender o máximo que puder sobre a empresa. Esta é uma forma de acelerar sua imersão no novo emprego.

6 – Lembre-se dos nomes dos seus colegas

Se você não é bom em decorar nomes, é hora de melhorar sua memória. Procure ter decorado os nomes de todos os seus colegas de trabalho até o final da primeira semana de trabalho. Lembrar nomes estabelece uma conexão pessoal.

7 – Seja proativo

Muitas empresas costumam atribuir pequenos projetos aos recém-contratados para dar tempo de se ajustarem e não ficarem sobrecarregados. Por isso, não fique ocioso. Se terminar suas tarefas, solicite mais trabalho. Isso mostrará que você tem iniciativa.

8 – Resista às fofocas

Fique longe de fofocas e dramas políticos internos. Nada arruinará sua reputação mais rápido do que cair em rodinhas de fofocas e conversas que nada acrescentam à sua carreira.

9 – Trabalhe em equipe

Mostre sua lealdade com os colegas compartilhando o reconhecimento por toda a equipe. Seja honesto e dê crédito a quem merece. Construa a confiança com seus colegas de trabalho.

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10 – Seja grato

Educação e gentileza derrubam muitas barreiras. Se as pessoas separaram um tempo para te ajudar nas suas tarefas, mostre sua gratidão para com elas. Escreva um bilhete de agradecimento, traga um copo de café e lembre-se de sorrir enquanto faz isso.

11 – Peça avaliações regulares ao seu chefe

Encontre-se com seu supervisor regularmente para saber como você está se saindo, fazer perguntas e ficar a par do andamento dos projetos. Isso mostrará comprometimento e desejo de crescer na empresa.

12 – Não fale mal do seu último emprego

Por mais tentador que seja contar as histórias de terror do seu passado, não faça isso. Isso pode lhe prejudicar caso essas histórias cheguem até seus ex-chefes. Além disso, seus colegas podem presumir que você fará a mesma coisa com eles caso saia da empresa. Construa relacionamentos positivos aonde você estiver.

13 – Vá além dos seus interesses profissionais

Inicie conversas sobre seus interesses com os colegas conforme você se ajusta ao seu novo cargo. Sua habilidade de expressar seus interesses autenticamente ajuda a criar laços fortes no ambiente de trabalho. Mas não esqueça de ouvir com atenção os interesses dos seus colegas, também.

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