Checklist para começar um negócio de sucesso

Deixar de lado a vida de colaborador e começar um negócio próprio é o desejo de muitas pessoas. Prova disso é que em dez anos o número de empreendedores no Brasil passou de 14,6 milhões para 49,3 milhões, como mostra a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Porém, para ter sucesso com o empreendedorismo e conquistar bons resultados com a nova empresa, alguns itens não podem ser negligenciados. Por isso, elaboramos um checklist para você conseguir começar um negócio de sucesso. E se destacar no mercado, é claro. Veja, a seguir, o passo a passo!

 

5 passos para começar um negócio bem-sucedido

 

1. Faça um planejamento estratégico

Ao começar um negócio, também é importante que você tenha um planejamento estratégico bem estruturado. A ideia é que você saiba qual é a sua realidade e onde você quer chegar.

Uma das metodologias mais conhecidas para fazer esse tipo de planejamento é a análise SWOT. Nela, as estratégias são geradas a partir do cruzamento das forças (strengths) e fraquezas (weakness) do negócio com as ameaças (threats) e oportunidades (opportunities) do cenário em que você está inserido.

 

 

2. Formalize a sua empresa

O primeiro passo para começar um negócio é formalizá-lo! Não é recomendado atuar na informalidade, independentemente do seu ramo de atuação. Seja você um advogado, um publicitário, ou palestrante. Deve ter tudo regulamentado para evitar problemas.

Hoje em dia, existe a facilidade de atuar como Microempreendedor Individual (MEI). Nessa modalidade você consegue ter um alvará, emitir notas fiscais e abrir contas bancárias como pessoa jurídica. Tudo isso passa mais credibilidade para a sua empresa.

Contar com um endereço fiscal também é muito importante nessa etapa, serviço disponibilizado pela Locus, que pode te ajudar com isso.

 

3. Garanta um bom espaço para trabalhar

Para poder executar as suas atividades, é preciso que você encontre um bom local para trabalhar. Sabemos que o aluguel de uma sala comercial é caro e que nem sempre o home office funciona.

Por conta disso, uma boa alternativa é trabalhar em um coworking. Trata-se de escritórios compartilhados, em que há toda a infraestrutura necessária para trabalhar, como energia elétrica, internet e móveis confortáveis, tudo por um preço acessível.

 

4. Tenha um serviço de escritório

Para atender os seus clientes, é importante que você tenha um serviço de escritório de qualidade. Sabemos, no entanto, que nem sempre o empreendedor tem, de imediato, condições de contratar uma secretária.

Nesse caso, contar com um escritório virtual é a melhor alternativa. Esse serviço oferece um telefone fixo exclusivo para a sua empresa, endereço e domicílio fiscal, gestão de correspondência e secretária bilíngue para atender bem a todos.

 

5. Receba bem os seus clientes

Também é importante contar com espaços adequados para receber os seus clientes para reuniões e encontros. Optar por cafés e bares não é uma alternativa interessante, uma vez que pode haver muito barulho no local e as conversas não serem sigilosas.

Existem espaços que fazem a locação de salas de reuniões, com uma excelente estrutura para receber bem os seus clientes e impactá-los positivamente.

Seguindo esses passos, temos a certeza de que você terá mais chances de começar um negócio de sucesso! A Locus é uma empresa que oferece espaço de coworking, escritório virtual e salas de reuniões. Acesse o nosso site e saiba mais!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.