Como começar uma nova carreira depois de sair do seu emprego

Empreendedorismo

Confira neste artigo cinco dicas para quem saiu do emprego e ainda não sabe que vai fazer.

Como começar uma nova carreira depois de sair do seu emprego

Como começar uma nova carreira depois de sair do seu emprego


Saiu do seu emprego e não tem nada em vista ainda? Parece assustador, não?
Existem muitas razões para deixar um emprego que não está contribuindo com sua carreira: o ambiente é tóxico, a locomoção até o trabalho é difícil, você não gosta do que faz, etc. Porém, não ter uma ideia clara do que fazer em seguida pode tornar o processo de pedir demissão tão assustador quanto libertador.
Se você está passando por esse momento de ansiedade e não sabe o que fazer em seguida, fique tranquilo. Existem alguns passos bem estruturados que vão te ajudar a trilhar esse caminho com segurança.
Neste post mostramos cinco pontos importantes que ajudarão na sua transição para um novo desafio.

1 – Pense e reflita

É fácil pular esta etapa quando você está lutando para encontrar um novo emprego, mas este é um passo importante da sua jornada. Antes de cair de cabeça em outro emprego, respire e reflita. O que você conquistou até agora, e o que você quer conquistar daqui para frente? Que objetivos você alcançou no último emprego e quais estão faltando na sua lista?
Quando você olhar para os objetivos alcançados e os que ainda faltam, tente entender o que está faltando: seja em questão de tempo, interesse, habilidade ou uma mudança de prioridade. Pense nos projetos que lhe deixaram felizes, dentro e fora do trabalho.
Aproveite o tempo livre enquanto ainda não está trabalhando e tente pensar em tudo o que você ainda quer realizar, mas sem cair naquela velha armadilha existencial do tipo “quem sou eu e o que já realizei na minha vida”? Entenda o que de concreto você quer conquistar: uma posição de liderança, um trabalho mais criativo, algo que envolva outras pessoas, empreender e ter seu próprio negócio, etc.

2 – Pare de pensar

Sim, parece contraditório, mas é verdade. Se você simplesmente se demitir, vai se deparar com uma sobrecarga de pensamentos na sua mente. Você ficará tentado pensar sobre o que fará depois (eu me demiti, tenho contas para pagar, vou ter que morar com meus pais), mas faça um favor a si mesmo e tire férias. Não precisa ser uma volta ao mundo, você pode visitar um novo lugar na sua cidade, só para fugir da rotina.
Muitas ideias surgem quando estamos no chuveiro, passeando com o cachorro ou fazendo uma caminhada. Isso ocorre porque permitimos ao cérebro um momento de descanso, o que faz ele trabalhar melhor.

3 – Reconecte-se

É muito bom passar uma parte do seu tempo ‘pós-emprego’ retornando às suas raízes e visitando pessoas que importam na sua vida. Reconecte-se com seus amigos, parentes e outras pessoas que partilham dos mesmos valores que você.
Fale de seus sonhos, lutas, frustações e ambições. Isso lhe ajudará a aprender mais sobre si mesmo. Tenha em mente que todo mundo lhe oferecerá conselhos diferentes sobre como conseguir o que você deseja, por isso pedir conselhos sobre seu próximo passo é menos importante do que obter um melhor entendimento de como você como pessoa pode lidar com as transições da vida e se adaptar aos novos desafios.

4 – Faça trabalhos freelancers

Está pensando em montar seu negócio? A ideia de voltar a ter um emprego fixo das 09h às 18h não parece agradável? Experimente passar um tempo fazendo trabalhos como freelancer. Se você tem habilidades de design, programação, tradução, comunicação, entre outras, há um bom mercado aí fora que pode se beneficiar dos seus dons.
O trabalho freelancer é uma chance de aprender mais sobre si mesmo e entender se você é um empreendedor: Você é capaz de trabalhar em casa? Consegue ser disciplinado? Sabe lidar com o trabalho e gerenciar sua vida financeira ao mesmo tempo? Está disposto a abrir mão de feriados e finais de semana? Essas e outras perguntas só podem ser respondidas na prática.
Você acabará trabalhando muito mais, porém, o seu nível de aprendizado e amadurecimento será enormemente beneficiado. Como freelancer, você pode contratar os serviços de Escritório Virtual ou Coworking da Locus, o que garante mais profissionalismo à sua imagem profissional.

5 – Coloque em prática aquele projeto antigo

Você sabe de qual projeto estamos falando. Aquele site que você começou e parou seis meses atrás. A série de palestras que você queria fazer. O livro que você prometeu que um dia iria escrever. Tempo é um luxo que poucos têm hoje em dia – e se você ainda não voltou a trabalhar, é hora de começar a colocar esse antigo projeto em prática.
Estude e aprenda as habilidades que precisa para concluir esse projeto – sejam técnicas de redação, webdesign ou o que for. O mais importante é terminar o que começou. Esta deve ser uma meta obrigatória.
E não se preocupe se esse projeto paralelo estiver tomando muito tempo da sua busca por um novo emprego, pois talvez ele deixe de ser “paralelo” e passe a se tornar a sua principal atividade remunerada. Muitas pessoas alcançaram o sucesso simplesmente dedicando mais tempo aos seus hobbies.

Categorias

Arquivos

Share This