Como curtir a Copa do Mundo no horário de trabalho

Motivacional

Vai assistir aos jogos da Copa na empresa? Veja aqui como criar um ótimo ambiente de trabalho nesse período para que todos fiquem felizes.

Como curtir a Copa do Mundo no horário de trabalho

Como curtir a Copa do Mundo no horário de trabalho

A Copa do Mundo é um evento mundial que emociona e atrai milhares de pessoas para a frente da TV para torcer e vibrar pelo seu país.

Nas empresas, os comentários e pensamentos nos dias de jogos são para assistir as partidas e fazerem as apostas para o resultado. É comum, aliás, até os “bolões” entre a equipe.

Manter a equipe trabalhando durante o jogo pode ser um problema, pois será difícil (ou quase impossível) manter o foco. Por isso, fazer uma pausa e permitir que os funcionários assistam ao jogo é uma ótima saída para evitar problemas e atrasos nos trabalhos.

É uma época em que a maioria das empresas precisa engajar os seus funcionários, a motivação pode ser o segredo para a produtividade durante este período.

E justamente por isso, vetar os seus funcionários de assistirem os jogos pode causar em efeito reverso.

O ideal é que a empresa promova comes e bebes (aqui vale cada um levar um prato) durante as partidas de futebol junto de toda a equipe, com o intuito de unir e manter a produtividade no local de trabalho durante a Copa do Mundo.

Mas é importante que a empresa adote uma politica clara do que pode e não é permitido durante os jogos, para evitar maiores problemas.

Há algumas dicas que podem ajudar ainda mais a ter uma melhor convivência na empresa durante os jogos da copa do mundo, são elas:

Política especial durante os jogos da copa do mundo

Caso a empresa adote uma política específica durante os jogos (salgadinhos, refrigerantes, assistir os jogos na empresa ou até a liberação do funcionário) é importante que a comunicação seja feita com antecedência e, de preferência, por meio de um e-mail interno direcionado a todos os funcionários. Além disso, os clientes também devem ser avisados por e-mail ou comunicados nas redes sociais.

Para as empresas que dispensarem os funcionários durante os jogos

É importante deixar claro que o funcionário poderá chegar mais tarde, mas que não será aceitável qualquer comportamento irregular como, por exemplo, chegar alcoolizado.

Comemorações exageradas

É importante que os funcionários evitem demonstrações exageradas de alegria ou revolta pelo jogo (palavrões, gritarias, etc.). É importante que haja sempre o bom senso, lembrando-se de que ali é um local de trabalho. As regras que valem para as festas de fim de ano da empresa valem para os jogos da Copa no local de trabalho.

Flexibilidade para que não gosta de futebol

Nem todo mundo é fã de futebol, por isso, é conveniente que as empresas, durante os jogos, permitam certas flexibilidades aos funcionários que não gostam de futebol. Se preferirem, eles podem continuar trabalhando para adiantar algumas tarefas, mas devem ser livres para fazerem outras atividades como acessar redes sociais, navegar na internet ou ir comer um lanche ali na esquina durante os jogos.

Liberação dos funcionários

A empresa não é obrigada a liberar seus funcionários durante os jogos, mas se optar por isso, é necessário comunicar ao funcionário como será feita a compensação.

Geralmente as empresas descontam do banco de horas, mas cada uma poderá fazer a sua maneira e costume.

Faltas por doença

É bem comum um número maior de faltas por ‘doença’ durante a Copa do Mundo. É importante que a empresa saiba lidar com esta situação.

Primeiro, porque o funcionário pode realmente ter ficado doente; segundo, é importante que a empresa avise o funcionário que adotará medidas cabíveis nos casos de ‘falsas doenças’ durante este período.

Home- office

Outra opção para empresa durante os jogos da copa é o home-office. Seja para os seus funcionários entrarem mais tarde ou saírem mais cedo, esta flexibilidade pode ajudar no desempenho das suas funções.

A Copa do Mundo pode ser um bom momento para a empresa melhorar seu entrosamento com os funcionários e elevar a moral das equipes.

Seja levando uma televisão para a empresa ou liberando o pessoal para assistir aos jogos, sua empresa poderá incentivar e melhorar a relação com seus funcionários.

Mas é importante que durante esta época seja reforçado a politica da empresa ou caso não tenha, é um bom momento para começar a implementar.

Categorias

Arquivos

Share This