Como fazer um plano de negócios e ser bem-sucedido?

 

Saber como fazer um plano de negócios é essencial para os empreendedores que desejam abrir uma nova empresa e torná-la bem-sucedida. Afinal, com esse plano é possível tomar decisões com menos chances de cometer erros e agir sempre de forma estratégica.

Neste artigo, vamos mostrar um passo a passo de como fazer um plano de negócios. Dessa maneira, você poderá obter mais resultados positivos ao tirar as suas ideias do papel e começar a empreender.

 

Veja o passo a passo de como fazer um plano de negócios

 

1º passo: Defina as suas diretrizes organizacionais

Antes de mais nada, é preciso que você defina as diretrizes organizacionais da sua empresa. Isso inclui a sua missão, a sua visão, o seu negócio e os seus valores.

É preciso que tudo isso esteja muito bem alinhado para que as suas estratégias, pensadas mais adiante, estejam de acordo com o que se espera do seu empreendimento. Esse é um dos que mais exigem atenção quando se estuda sobre como fazer um plano de negócios.

 

2º passo: Faça uma análise de mercado

É importante fazer uma pesquisa aprofundada sobre o mercado, ou seja, o cenário em que a sua empresa está inserida. A ideia é que sejam levantadas todas as questões econômicas e políticas que possam afetar o seu negócio.

Também faça um estudo sobre os seus clientes e prospects, possíveis fornecedores e concorrentes. Essas informações são valiosas e muito úteis para o desenvolvimento de estratégias.

 

 

3º passo: Crie um plano de marketing

O plano de marketing é importante ao falarmos sobre como fazer um plano de negócios, pois dessa forma é possível explorar todas as possibilidades de tornar o novo negócio conhecido pelas pessoas e, assim, conquistar novos clientes.

Aqui devem ser considerados os 4 Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção. Esses fatores são importantes para criar ações de publicidade e de relações públicas, como a divulgação do negócio nas redes sociais e em outras mídias.

 

4º passo: Estruture o plano operacional

Como o próprio nome sugere, aqui é preciso determinar como está a estrutura do seu negócio. Ele será uma empresa física ou digital? Você atuará em um escritório próprio ou em coworking? Todas essas questões precisam ser levantadas.

Também é necessário verificar se você trabalhará sozinho ou se precisará de colaboradores. Caso precise se funcionários, terá que projetar salários e formas de contratação.

 

 

5º passo: Desenvolva o plano financeiro

Finalmente, você precisa desenvolver o seu plano financeiro, que deve trazer o valor inicial que você tem para investir, o capital de giro necessário, preços de matéria-prima, lista detalhada com todos os custos fixos mensais da companhia etc.

O plano financeiro é o que norteará o seu negócio, para que você saiba se vale a pena fazer uma expansão ou não, por exemplo.

Conseguiu aprender sobre como fazer um plano de negócios? Então, agora é só tirar as suas ideias do papel. Esperamos que tenha sucesso com o novo empreendimento.

Continue aprendendo em nosso artigo, que traz um checklist para começar um negócio de sucesso.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.