Como montar um plano de negócios

Empreendedorismo

Conheça os itens necessários para montar um plano de negócios e atraia e consiga investidores para financiar sua ideia.

Como montar um plano de negócios

Como montar um plano de negócios


Você pode ter uma excelente ideia para montar um negócio e trilhar seu caminho para o sucesso. Mas sem um plano de negócios (ou business plan), essa ideia pode enfrentar vários obstáculos e atrasos, criando desânimo e até mesmo fazendo você desistir desse sonho ao tentar encontrar investidores que estejam dispostos e investir em você.
Para evitar que isso aconteça, é imprescindível entender a necessidade de montar um plano de negócios e reunir o máximo de informações possíveis sobre o mercado no qual você deseja atuar. Para te ajudar com essa lição de casa, vamos abordar neste artigo alguns conceitos básicos para a criação de um plano de negócios.
A seguir você verá sete itens essenciais que você deve incluir no seu plano de negócios para mostrar aos seus sócios ou investidores e alcançar o sucesso mais rapidamente.

Como montar um plano de negócios

Sumário executivo

Dentro da linha geral do seu plano de negócios, o sumário executivo é o que ele diz ser: um resumo do plano. Ele deve dizer o que você quer. Isso é muito importante. Enuncie claramente para o investidor o que você está querendo neste sumário.

Descrição do negócio

A descrição do negócio geralmente começa com uma pequena descrição da indústria segmento. Ao descrever essa parte, discuta a visão presente e as futuras possibilidades. Você também deve fornecer informações de todos os mercados dentro dessa indústria/segmento, incluindo qualquer novo produto ou desenvolvimento que beneficiará ou prejudicará seus negócios.

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Estratégias de marketing

As estratégias de marketing são o resultado de uma meticulosa análise de mercado. A análise de mercado força o empreendedor a se familiarizar com todos os aspectos desse mercado para que o público-alvo possa ser definido e a empresa seja posicionada a fim garantir sua fatia de vendas.

Análise competitiva

O propósito da análise competitiva é determinar: a) os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes dentro desse mercado; b) as estratégias que lhe darão uma vantagem distinta; c) as barreiras que devem ser desenvolvidas para evitar que o concorrente entre no seu mercado; e d) qualquer falha que possa ser explorada no seu produto ou serviço.

Plano de design e desenvolvimento

O propósito de um plano de design e desenvolvimento é fornecer ao investidor uma descrição do design do produto (ou serviço), seu desenvolvimento dentro do contexto da produção, marketing e da empresa em si, além do orçamento desse desenvolvimento que irá permitir à empresa alcançar seus objetivos.

Plano de operação e gerenciamento

O plano de operações e gerenciamento é criado para descrever como as funções do negócio vão se manter ao longo do tempo. O plano de operações destaca a logística da organização e as várias responsabilidades do time de gerenciamento, as tarefas designadas para cada divisão dentro da empresa e o capital e custos necessários para essa operação de negócios.

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Fatores financeiros

Dados financeiros estão sempre no final dos planos de negócios, mas isso não significa que sejam menos importantes do que o material inicial como conceito ou operações. Você deve fornecer aqui todos os dados financeiros relativos ao negócio, incluindo números a respeito do segmento em que deseja atuar, os custos para montar seu negócio, previsão de retorno e todos os detalhes para que o investidor consiga enxergar realmente uma vantagem em aplicar esse dinheiro no seu negócio.

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