Como o trabalho flexível pode ajudar a melhorar sua saúde mental

Produtividade

Como benefícios para seus funcionários, a grande maioria das empresas oferece vale-refeição, plano odontológico, plano de saúde, auxílio-creche e outros convencionais. Tudo isso com a ideia de melhorar a qualidade de vida dos funcionários para que eles sejam mais produtivos.

Entretanto, há um benefício em específico que tem se tornado extremamente importante neste quesito: o horário de trabalho flexível.

Quando falamos em trabalho flexível, isso pode significa ter a opção de trabalhar em casa (em período integral ou em dias e horários específicos), ou poder trabalhar em um ambiente que permita essa flexibilidade de horário.

Além do trabalho flexível ser muito bom para a empresa, já que há um aumento da produtividade nos funcionários e os custos operacionais são reduzidos, ele é também benéfico para a saúde mental da pessoa.

É cada vez maior o número de pessoas com alto nível de estresse, especialmente em profissionais que ocupam posições de liderança ou que enfrentam fortes cobranças por resultados. Muitos deles, por sinal, acabam sucumbindo à síndrome de burnout.

O estresse pode se originar por diversos motivos, mas entre eles está o trabalho. Insônia, ansiedade, distúrbios psíquicos, dores de cabeça, problemas cardíacos e gástricos costumam ser comum na vida desses profissionais.

Tudo isso acarreta problemas para as pessoas e, consequentemente, para a empresa. Dessa forma, um funcionário menos estressado faz com que seu desempenho e satisfação seja maior no trabalho.

Benefícios da flexibilidade no trabalho

Ainda que as empresas precisam de um certo nível de ‘controle’ para as atividades da empresa, a flexibilidade com o horário de trabalho trará muitos benefícios e fortalecerá ainda mais as relações internas.

Desta forma, permitir um trabalho flexível pode ser extremamente positivo para as empresas, além, é claro, de proporcionar uma melhor qualidade e equilíbrio da vida pessoal e profissional para a pessoa.

É claro que esse conceito não se aplica a todas as atividades, mas onde ele é possível, deve ser instituído.

Dessa forma, os funcionários têm a liberdade de trabalha em casa quando quiserem, ir buscar os filhos na escola, sair mais cedo ou entrar mais tarde se necessário, etc.

Tudo isso alivia o estresse entre a vida profissional e pessoal, o que torna o trabalho mais prazeroso, a pessoa mais feliz e produtiva e reduz muito a rotatividade, ajudando a reter bons talentos.

Para que o trabalho flexível seja aplicado com bons resultados, as empresas podem optar pelo serviço de Escritório Virtual, que permite aos funcionários trabalharem em casa enquanto mantêm centralizadas as ligações e correspondência em um mesmo endereço comercial.

Outra alternativa são os Espaços de Coworking, cujo ambiente faz maravilhas para a criatividade e produtividade de seus membros, além de cada profissional ali ter a liberdade de fazer seus próprios horários.

Com um curto muito baixo e sem mudanças drásticas, você consegue implantar um trabalho flexível na sua empresa e terá ótimos resultados e retornos de todos os funcionários.

Clique aqui para saber mais sobre os serviços que a LOCUS oferece.

Categorias

Arquivos

Share This