Como ter sucesso trabalhando em home office sem ficar louco

Produtividade

Com a prática do home office crescendo no Brasil, é normal que algumas pessoas não consigam se habituar rapidamente a esse novo modelo de trabalho. Apesar da possibilidade de trabalhar em casa ser o sonho de muitas pessoas, isso pode se tornar um pesadelo se não houver organização, disciplina e autogerenciamento.
Recentemente a Justiça do Trabalho autorizou 50% de seus funcionários a fazer home office – é um enorme avanço para nossa sociedade. E no mercado privado de trabalho, profissionais independentes que buscam a liberdade de trabalhar da forma que quiserem e no tempo que quiserem, devem estar atentos aos cuidados necessários de um verdadeiro home office, ou serão soterrados por problemas e situações inesperadas que acabarão com qualquer vantagem que trabalhar em casa possa oferecer.
O empresário Abílio Diniz também publicou um excelente artigo em seu blog com algumas dicas iniciais para quem planeja trabalhar em casa. Para te ajudar a se organizar e entender melhor como encarar o home office, fomos um pouco mais a fundo no assunto preparamos algumas dicas não apenas de home office, mas de produtividade e gestão de negócios. Veja a seguir:

Trate seus negócios como negócios

Se você quer que sua empresa seja uma empresa – uma organização que gera lucro e o torne financeiramente independente – você precisa tratá-la como tal, e não como um hobby ou um trabalho freelancer. Aqui vão algumas ideias:
Organize um verdadeiro home office (não um quartinho ou uma mesinha na sala ou cozinha) exclusivamente para seus negócios.
Invista em equipamento e suprimentos: Um computador decente, impressora, tablet, smartphone e tudo o que estiver relacionado aos seus negócios. Não perca tempo com linhas telefônicas extras ou coisas assim, a Locus oferece ótimos planos para a terceirização de todo o seu sistema de atendimento aos clientes, é só escolher os planos aqui.

Dicas:

  • Crie um plano de marketing e (claro) materiais de marketing.
  • Divulgue seus produtos/serviços para uma ampla audiência de clientes e consumidores em potencial.
  • Construa uma base sólida de clientes e mantenha planos de crescimento no futuro.

Torne-se um expert

As pessoas respeitam quem possui mais conhecimento do que elas. Ao se especializar, você assume o papel de um expert, mesmo que esteja iniciando seus negócios. E na questão corporativa, faz sentido para seus clientes contratarem um especialista em vez de um amador. Se você evitar erros e falhas que alguém com menos experiência comete, os clientes podem economizar mais contratando você, mesmo que seus serviços sejam mais caros.

Cobre aquilo que você realmente vale

Aqui vai uma dica para matar seus negócios e encerrar sua carreira de home office instantaneamente: Cobre de seus clientes menos do que você vale. Por quê? Bem, algumas pessoas cobram menos do que valem porque na verdade não sabem o quanto realmente valem. Outros cobram menos porque ficam com vergonha ou com medo de pedir a quantia que reflita seu verdadeiro valor. Seja qual for a razão, se você não for pago pelo que vale, está colocando seus negócios em risco.

Dica: Se você não sabe o quanto vale, procure outras empresas que realizam um trabalho semelhante e pesquise seus catálogos, listas de preços, lojas, etc. A partir daí, desenvolva uma estrutura de preços que o ajude a atingir seus objetivos pessoais.

Gerencie seu fluxo de caixa

Dinheiro (ou a falta dele) é um dos indicadores chave para o sucesso de uma empresa. Se você tem dinheiro, pode comprar estoques de novos produtos, desenvolver novos serviços, pagar suas despesas diárias e expandir os negócios. Se não tem dinheiro, seus negócios certamente sofrerão – assim como seus clientes e consumidores.

Dica: Não basta apenas olhar seu fluxo de caixa – o dinheiro entrando e saindo dos seus negócios – você deve gerenciá-lo. Isso significa olhar para o futuro, planejar e agendar projeções de entradas e saídas, pagar contas rapidamente e prestar atenção em cada movimentação financeira.

Construa uma base sólida de clientes

Ter uma base sólida de clientes é mais fácil de falar do que fazer. O essencial é criar uma empresa que valorize seus atuais clientes e faça de tudo para assegurar sua satisfação. Consumidores são espertos, se sentirem que você não se importa muito com eles, rapidamente procurarão outro que lhes dê atenção.

Dicas:

  • Faça um ótimo trabalho. Dessa forma os clientes ficam felizes e podem recomendar seus serviços. Faça menos do que isso, e você nunca será indicado.
  • Entregue o trabalho no prazo e dentro do orçamento. Se você sempre entregar o que promete, logo terá mais trabalhos do que imagina.
  • Mantenha seus clientes bem informados. Eles gostam de saber sobre o andamento dos trabalhos, eventuais dificuldades, etc. Mesmo que as notícias sejam ruins, os clientes apreciarão sua honestidade e atenção.
  • Seja responsável. Acima de tudo, você deve manter sua palavra. Se prometeu entregar algo, faça o que for possível para manter sua promessa.
  • Seja flexível. Os clientes e consumidores apreciam fornecedores flexíveis que estão dispostos a atender suas necessidades. Não apenas isso, mas eles podem pagar mais por essa flexibilidade. Pense no que você pode fazer nos seus negócios para torná-los mais flexíveis às necessidades dos seus clientes.
  • Agradeça seus clientes pelas indicações. Todo mundo gosta de ser reconhecido pelo que faz. Seus clientes não são diferentes. Agradeça-os sempre que indicarem seus serviços, seja com um simples cartão assinado ou um pequeno presente.

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