Quatro conselhos importantes para líderes jovens

Empreendedorismo

Quatro conselhos importantes para líderes jovens
Assumir uma posição de liderança nas empresas sempre será um grande desafio. Incertezas e medos fazem parte do ‘pacote’. Mas o problema se agrava mais quando a pessoa é jovem.
Por mais dinamismo, capacidade e empolgação que se demonstre, os líderes jovens acabam se deparando com preconceitos e receios de sua equipe. Não é nem um pouco incomum ouvir frases como essas:

“Você é muito jovem para ser um gerente.”
“Se você durar mais de 6 meses nesse cargo será um milagre.”
“Pelo menos o antigo gerente sabia o que fazer. Agora as coisas vão piorar.”

Essas (e muitas outras) afirmações são muito comuns nas empresas onde cargos de liderança são assumidos por pessoas mais jovens. E é preciso dar crédito a ‘parte’ desses receios, pois líderes jovens de vinte e poucos anos geralmente têm mais formação teórica do que experiência.
Sendo assim, como os líderes jovens podem evitar esses problemas e construir uma equipe unida, que não se prenda a críticas desse tipo?

Aqui estão quatro conselhos importantes para líderes jovens que evitarão muitos problemas:

1 – Comunique-se

A resistência às mudanças vem do medo do desconhecido. O valor real da comunicação é ajudar o seu time a antecipar as mudanças olhando para os resultados. Se você falhar em se comunicar corretamente, a equipe ficará cheia de incertezas a respeito da sua capacidade e começará a ter receio das suas decisões.

Por isso, comunique cada passo que deseja dar, quais as expectativas a respeito dessa decisão e, claro, seja humilde para ouvir a opinião da sua equipe.

2 – Conheça a causa das críticas

Um dos erros mais comuns cometidos por jovens líderes é levar as críticas da equipe para o lado pessoal e ficar em dúvida sobre sua capacidade. A coisa pode piorar se o líder estiver fazendo mudanças.

É preciso prestar atenção na causa das críticas: Elas realmente têm fundamento em relação às suas decisões ou são apenas ‘resmungos’ de resistência às mudanças? Muitos membros da equipe apenas não querem sair de suas zonas de conforto, ou estão com medo de perder o emprego se os padrões de qualidade subirem. Note que as críticas têm muito pouco a ver com o líder em si.

3 – Não seja um ditador

Usar sua posição de liderança para ditar regras é uma péssima ideia. E infelizmente este é o estilo mais adotado pelos líderes. Não imponha sua opinião e nem exija resultados ou metas sem antes conhecer a capacidade da equipe.

Se você quiser a colaboração da sua equipe, faça perguntas como: “Eu quero alcançar a meta X. Qual a sua opinião sobre a melhor forma de conseguirmos isso?”

Pedir ajuda e opiniões desfaz a imagem de um líder distante e ditador. As pessoas ficarão mais dispostas a participar e colaborar com os objetivos da equipe e da empresa.

4 – Ouça

Você deve ouvir para ficar informado. Você deve ouvir para manter o time engajado. Você deve ouvir para dar valor às pessoas que falam.

Não confunda ouvir com fazer tudo o que a pessoa que fala está dizendo. Em vez disso, anote cada sugestão e pergunte a si mesmo: “Quais dessas sugestões vão nos levar para mais perto de atingir nossas metas?”

Liderar equipes é um trabalho duro. Exige confiança, habilidade e comprometimento. Haverá resistência para sua liderança. Mas também será extremamente recompensador. Use esses quatro conselhos acima para poupar meses (ou anos) de aborrecimento e conquistar a lealdade da sua equipe.
A LOCUS apoia e incentiva líderes jovens e empreendedores a conquistarem seu espaço no mercado. Oferecemos planos de escritório virtual e presencial para atender a todas as necessidades de empresas ou profissionais liberais. Conheça melhor nossos serviços aqui.

Categorias

Arquivos

Share This