Custos de uma empresa: Será que estou gastando demais e deixando de investir em itens mais importantes?

Custos de uma empresa

Todo empresário precisa pensar nos custos de uma empresa se quiser que ela lhe dê um retorno financeiro. Analisar as contas é uma forma de fazer isso.

No dia a dia acabam sendo mais focadas as atividades e as necessidades dos clientes fazendo com que as finanças sejam deixadas de lado, assim como as maneiras de reduzir os custos de uma empresa. Veja onde o dinheiro pode ser desperdiçado.

Escritório físico para uma empresa pequena

Comprar um imóvel ou pagar aluguel possui um custo altíssimo, principalmente, quando se tem um ou poucos funcionários.

O imóvel é apenas um dos custos de uma empresa para manter um escritório próprio, existe ainda água, luz, impostos e outros. Se houver a locação de um espaço compartilhado como um coworking, pode-se ter um local adequado para trabalhar com custos bem inferiores.

Receba nossas dicas!

Aluguel de equipamentos

Impressoras, copiadoras, máquinas de café e outros equipamentos precisam ser alugados para atender as necessidades do cotidiano. Muitas vezes eles acabam sendo pouco utilizados e geram mais despesas do que lucro.

Leia também 6 motivos pelos quais sua pequena empresa ou trabalho freelancer não geram lucro

Papéis e impressos

Foi-se o tempo em que era preciso imprimir todos os documentos. Hoje, se trabalha com arquivos digitalizados que possuem a mesma função e ajudam a reduzir os custos de uma empresa. 

Ter que imprimir papéis gera um gasto e não é visto de maneira sustentável, portanto, adequar a forma de trabalho pode reduzir esse problema.

Pessoal desnecessário aumenta os custos de uma empresa

Se possui um escritório próprio, provavelmente precisará contratar mão de obra, como uma secretária e uma pessoa para cuidar da limpeza.

Ter funcionários eleva o custo de manutenção de uma empresa e quando se analisa bem, esses profissionais passam bastante tempo ociosos. Eles poderiam ser compartilhados com outros escritórios e ter o seu potencial aumentado.

Leia também Pare de perder tempo e dinheiro: Trabalhe em um coworking!

Marketing de custo elevado

A propaganda é importante para atrair os seus clientes, entretanto, se possui uma empresa pequena, as despesas com marketing devem ser proporcionais ao seu negócio. Investir em marketing gratuito em redes sociais pode ser uma forma de economizar.

Se optar por propaganda paga, prefira aquelas que possuem um valor acessível. E lembre-se, a melhor propaganda que existe ainda é o boca a boca, portanto, fazer um bom trabalho ajuda na divulgação.

Itens importantes para investir

Se conseguir identificar o que faz com que os custos de uma empresa sejam elevados é possível analisar se eles são realmente necessários e cortar o que pode ser considerado supérfluo. Quando não é possível eliminar a despesa, pense em formas de minimizá-las.

Por outro lado, saiba diferenciar os custos de uma empresa que podem ser considerados despesas daqueles que são investimentos. Pense nesse segundo caso como o dinheiro que será empregado que pode melhorar a capacitação dos colaboradores e contribuir para a ampliação do negócio.

Dentre os investimentos, é possível apontar:

  • Cursos
  • Treinamentos
  • Plataformas online
  • Máquina para aumentar a produção

Não tem como evitar os custos de uma empresa, pois, sem eles a organização não consegue se manter em operação. Entretanto, é possível minimizar os gastos otimizando os recursos que se tem e investir em itens que possam contribuir para o crescimento e desenvolvimento organizacional.

Entre em contato!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.