Dicas de como ser um empreendedor de sucesso

Escolher um modelo de negócio inovador, que atenda as necessidades de um problema específico, ofereça soluções viáveis financeiramente e sustentáveis e, além disso, saiba lidar com crises são alguns dos fundamentos essenciais de como ser um empreendedor de sucesso.

Porém, não se engane, empreender a partir do zero não é uma tarefa simples. Ela exige disposição para aprender a reagir de maneira dinâmica diante das mudanças no mercado, na economia e no perfil dos consumidores e estar preparado emocionalmente para enfrentar desafios de toda ordem.

Daí vem a dúvida: como ser um empreendedor de sucesso?

Antes de mais nada é importante ter em mente que além de sonhar é preciso:

  • Planejamento;
  • Conhecimento;
  • Determinação;
  • Superar ameaças;
  • Enxergar oportunidades;
  • Assumir riscos.

 

Não pense que é simplesmente jogar tudo para o ar e começar de um dia para o outro. É preciso analisar cenários, planejar e acreditar que vai dar certo. A seguir, trouxemos algumas dicas de como ser um empreendedor de sucesso.

Empreender é muito mais que ter ideias na cabeça

Antes de TUDO, organize suas ideias. É claro que todos empreendedores começam com uma ideia na cabeça, mas antes de abrir o seu negócio, observe ao seu redor e veja quais são as suas oportunidades e onde suas ideias podem se encaixar, como também faça as perguntas:

  • Qual a necessidade das pessoas e do mercado?
  • Vou resolver algum problema no meu bairro, estado, mercado, país?

Não se esqueça de estudar, muitas empresas fecham antes de completar cinco anos de vida. Isso acontece porque grande parte dos empreendedores não sabe como administrar seu negócio e acabam metendo os pés pelas mãos ou não possuem conhecimento mínimo sobre o ramo de negócio que estão abrindo.

Para solucionar esse problema faça cursos, participe de palestras e workshops. Principalmente, planeje todas as ações necessárias para abrir sua empresa.

Independentemente do tamanho do negócio, você deve entender o mercado que busca se inserir, pensar na estratégia de marketing, em valor de mercado, legalização da empresa, certificados e outros. Todos esses fatores te ajudarão a descobrir como ser um empreendedor de sucesso.

Leia também:  5 ideias para atrair clientes

Planejamento financeiro é fundamental

O plano deve trazer todas as ações de curto, médio e longo prazo e as medidas que precisam ser tomadas para que o empreendimento possa crescer e ter resultados positivos.

Muitos desistem ainda no início por não observarem os avanços desejados logo nos primeiros meses. Algumas tarefas podem dar errado, você pode achar que sua ideia é falha, mas não desista, isso faz parte do aprendizado de como ser um empreendedor de sucesso.

Às vezes, o progresso acontece após algumas sequências de fracassos. Tenha a mesma determinação que você aplicou no desenvolvimento do projeto. Pode ser apenas um detalhe que tornou uma boa ideia inviável ou fez com que o resultado caísse. Não é necessário recomeçar do zero, repense a estratégia ou a forma como está encarando a situação.

Por fim, mas não menos importante, um dos maiores vilões para inviabilizar o negócio é comportamento limitante, ou seja, o medo de conseguir parceiros de negócio, de falar para a família que quer empreender, de tirar a ideia do papel, de saber ser seu próprio chefe, de colocar limites e horários.

Para evitar custos com ativos desnecessários, um empreendedor de sucesso sabe que um escritório virtual é a melhor opção para iniciar seu negócio e alugar salas somente quando realmente precisar, otimizando assim recursos e tempo!

Entre em contato!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.