Dicas de produtividade para advogados

Produtividade

Seu escritório de advocacia precisa ter bons resultados? Estas dicas serão importantes para melhorar o desempenho de advogados.

Dicas de produtividade para advogados

Dicas de produtividade para advogados

Assim como em qualquer carreira, para se ter sucesso é necessário saber usar o tempo de forma produtiva. E isso não é diferente para os advogados.

Boa parte dos advogados costumam usar as noites e até os finais de semana para trabalharem, o que prejudica tanto a vida pessoal quanto profissional.

Por isso é comum muitos advogados sofrerem de esgotamento, depressão, transtorno de ansiedade e outros distúrbios relacionados ao stress.

Além disso, trabalhar mais nem sempre significa ser mais produtivo. Quantas vezes você chega em casa exausto e, mesmo assim, sua agenda continua lotada de prazos a serem cumpridos?

É importante listar também algumas coisas que roubam a nossa produtividade:

  • Fadiga (mentalmente e fisicamente);
  • Desorganização;
  • Interrupções;
  • Mídias sociais e Internet;
  • Tédio ou fazer o que não gosta.

Portanto, o advogado que deseja ser mais produtivo precisa se desvencilhar de tudo o que rouba ou prejudica a sua produtividade.

Para ajudar nesse processo, listamos aqui algumas dicas que poderão ajudar a melhorar e aumentar a produtividade de um advogado:

5 dicas de produtividade para advogados

1 – Tenha uma lista com as tarefas

É importante que, no final do dia, você escreva as tarefas que terá que executar no dia seguinte ou durante a semana. Isso ajudará a dividir o tempo e também a classificar as tarefas de acordo com suas prioridades.

2 – Use tecnologia para tarefas repetitivas

Informatize seu escritório e você verá que muitas tarefas que fazem você perder tempo desaparecerão.

De planejadores financeiros, softwares para controle e acompanhamento de processos judiciais e administrativos a calendários controlados por voz, encontrar programas que automatizam muitas tarefas pode ser a solução para seus problemas.

3 – Não procrastine

É comum as pessoas deixarem para depois trabalhos mais complexos ou chatos. Mas é uma postura que poderá trazer grandes problemas.

Por isso faça aquilo que deve ser feito (por isso é importante dividir e priorizar as tarefas como falamos acima).

4 – Não agende tantas reuniões

Quem nunca esteve em uma reunião desnecessária? É muito comum em escritórios de advocacia que hajam muitas reuniões, mas grande parte delas são sem foco e acabam sendo prejudiciais para a produtividade.

Por isso é importante ter critérios na hora de marcar e participar de reuniões, tanto as internas quanto as com clientes e parceiros.

Faça sempre está pergunta: Essa reunião poderia ser resolvida com um telefonema, e-mail ou mensagem instantânea? Em caso afirmativo, resolva a questão de outra forma.

Você pode fazer a reserva de uma sala de reunião por hora, dessa forma, terá um tempo cronometrado para suas pautas, o que evita desperdício de tempo e produtividade.

5 – Evite telefonemas

Uma das principais causas que prejudica a concentração de um advogado é um telefonema. Estas interrupções constantes fazem diferença na produtividade ao longo do dia.

Por isso, é importante implementar no escritório períodos de tempo ininterrupto.

Para resolver este problema é simples: programe certas horas do dia para retornar chamadas telefônicas. Com exceção daquelas que forem de caráter emergencial, as demais podem esperar ou até mesmo ser tratadas pela secretária.

Uma ótima forma de controlar seus telefonemas é contratando um Escritório Virtual com telefonista. Assim, suas ligações são centralizadas em um número de telefone exclusivo e a secretária pode filtrar as ligações para você. Esta é uma garantia, também, de que nenhuma ligação de ser atendida, caso o advogado esteja em reunião ou em uma audiência.

O gerenciamento correto do tempo aumentará a eficiência e também a qualidade de vida do advogado.

Categorias

Arquivos

Share This