5 dicas para melhorar a comunicação com seus funcionários

Produtividade

 

5 dicas para melhorar a comunicação com seus funcionários

5 dicas para melhorar a comunicação com seus funcionários


Comunicar-se eficazmente com seus funcionários é essencial para criar um ambiente de trabalho alegre e produtivo. Quando você se comunica bem com seus empregados, é possível construir bons relacionamentos e, ao fazer isso, você pode:

  • Elevar a moral da equipe
  • Aumentar a produtividade
  • Ampliar a lealdade dos funcionários
  • Transformar funcionários em embaixadores da empresa
  • Reduzir erros decorrentes de problemas de comunicação
  • Impedir funcionários descontentes de sabotar a empresa

Como você pode exatamente melhorar a comunicação com seus empregados? Aqui estão cinco dicas que podem ser colocadas em prática imediatamente:

1 – Tenha conversas cara-a-cara

Graças ao e-mail, SMS e comunicadores instantâneos, as conversas ‘cara-a-cara’ estão desaparecendo dos ambientes de trabalho. Apesar dessas ferramentas ajudarem bastante na comunicação, é importante interagir pessoalmente com seus funcionários. Isso ajuda a estreitar os relacionamentos, aumentar a colaboração e ampliar a confiança, evitando também desentendimentos e interpretações erradas que geralmente surgem de mensagens escritas.

2 – Mantenha seus funcionários a par de todas as informações

Seus empregados querem saber o que está acontecendo na empresa. Eles querem ter acesso a informações, querem se sentir importantes e saber melhor onde estão trabalhando. Comunique-se regularmente com sua equipe para que todos tenham acesso às mesmas informações.

3 – Crie caminhos para facilitar a comunicação

Ouvir é parte importante da comunicação com seus empregados. Para ouvir, você precisa fornecer seu feedback aos funcionários. Isso pode incluir pesquisas internas nos departamentos, reuniões regulares com as equipes onde todos devem colaborar, criar uma política de ‘portas abertas’ ou, ainda, criar aquela velha caixinha de sugestões.

4 – Seja acessível

Sempre haverá barreiras entre os funcionários e seus superiores, e essas barreiras impedem a boa comunicação. É sua função quebrar essas barreiras para que os funcionários se sintam confortáveis para se aproximarem de você. Às vezes quebrar a barreira pode ser algo tão simples como levar um funcionário para almoçar.

5 – Aja de acordo com o que você ouvir

Se você não vai tomar nenhuma atitude quando seus funcionários lhe derem um feedback, por que se dar ao trabalho de pedir isso a eles? Se eles sabem que você não vai fazer nada a respeito do que eles dizem, eles vão parar de falar com você. Você deve agir de acordo com o que lhe for dito a fim de criar um ambiente de trabalho onde as pessoas se comunicam bem.

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