Empreender aumenta a qualidade de vida de idosos (mesmo com baixo lucro)

Acha que está velho demais para mudar de emprego e já pensa na aposentadoria? Então abra sua empresa e tenha mais qualidade de vida.

Empreender aumenta a qualidade de vida de idosos (mesmo com baixo lucro)
Empreender aumenta a qualidade de vida de idosos (mesmo com baixo lucro)
Como resultado do declínio da taxa de natalidade e aumento da expectativa de vida, a idade média da população global está aumentando. Essa tendência demográfica possui implicações importantes no mercado de trabalho. Indivíduos mais velhos nem sempre encontram opções satisfatórias para suas habilidades. Mais do que isso, encontrar renda suficiente para manter o padrão de vida e os altos custos com planos de saúde pode ser um grande problema em muitos países.
Ao investigar essas questões, uma pesquisa nos EUA e Inglaterra descobriu que profissionais mais velhos estão optando por trabalhar para si próprios, abrindo pequenos negócios, em vez de se aposentarem ou continuarem em seus empregos. A pesquisa descobriu que, independente do retorno financeiro ser menor do que a renda anterior, esses empreendedores aumentaram significativamente sua qualidade de vida. O benefício do empreendedorismo nem sempre é o dinheiro, e esses profissionais mais velhos que fizeram essa transição voluntariamente são um bom exemplo disso.
Essa pesquisa mostrou que mudar para um novo trabalho teve um grande impacto na qualidade de vida dos trabalhadores idosos, comparados com aqueles que optaram por permanecer no mesmo emprego. Mudar para o empreendedorismo aumentou significativamente a qualidade de vida desses ‘profissionais em fim de carreira’, em relação aos que preferiram continuar empregados ou apenas mudar de empresa. Mesmo que a mudança para o empreendedorismo tenha significado uma redução na renda mensal, esses ‘empreendedores idosos’ são mais felizes do que os que continuaram empregados.

Mais qualidade de vida de idosos, mesmo com renda menor

Para os jovens empreendedores, os benefícios financeiros de abrir um negócio tendem a ser arriscados e só são atingidos ao longo do tempo, muitas vezes com atrasos significativos. E, por isso, espera-se que profissionais mais velhos estejam menos propensos a obter lucro a longo prazo, certo? Errado! A pesquisa mostrou uma história diferente: Quando a motivação não-financeira é adicionada ao contexto, o empreendedorismo permite que as pessoas idosas alcancem uma qualidade de vida muito mais alta, mesmo que isso signifique uma redução na renda.
A pesquisa constatou que 44% das pessoas que mudaram para o empreendedorismo trabalhavam as mesmas horas por semana (ou até mais) de quando estavam empregadas. Esse resultado mostra que o empreendedorismo para idosos nem sempre significa uma saída gradual do mercado de trabalho. Em vez disso, ele é uma forma de ampliar as oportunidades para uma autorrealização.
Essa pesquisa também sugeriu que os governos de vários países passem a considerar formas de ajudar profissionais mais velhos a migrar para o empreendedorismo como uma opção viável, em vez de optarem pela aposentadoria ou permanecerem em empregos que não são mais satisfatórios.
Além disso, o empreendedorismo de pessoas idosas permite que a sociedade mude de um sistema que enfatiza a inatividade econômica e dependência (como é o caso do INSS no Brasil), para um modelo de envelhecimento ativo que pode atender melhor as necessidades pessoais de indivíduos idosos. Você pode começar abrindo uma empresa como Microeemprendedor Individual e, depois, migrar de MEI para ME.
Esses modelos de envelhecimento ativo devem encorajar trabalhadores mais velhos a encararem o empreendedorismo como uma mudança aceitável na carreira, independentemente de suas idades. Entre outras coisas, os empreendedores tendem a ter carreiras mais longas do que funcionários, e contribuem significativamente para transferirem o conhecimento entre outros profissionais mais jovens. Todas as gerações se beneficiariam com a contínua presença desses empreendedores idosos no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.