Conheça os erros mais comuns que os empreendedores cometem no LinkedIn

Social

O LinkedIn se autodenomina a “maior rede profissional do mundo” e estabeleceu-se como uma das três maiores propriedades essenciais das mídias sociais.
Se você está querendo uma maior divulgação na rede – especialmente metas importantes para empreendedores e startups – o LinkedIn é uma peça chave para ver e ser visto.
Você pode se conectar com antigos colegas de trabalho, com pessoas influentes na sua carreira ou até mesmo divulgar a sua empresa para potenciais clientes. É uma ótima ferramenta para fortalecer seus contatos profissionais.
Ela não só fornece as últimas informações relevantes para o mercado e seus participantes, mas permite que os membros mostrem realizações e atitudes de liderança que, de outra maneira, ficariam nos confins de um escritório ou blog pessoal“, diz Maya Mikhailov, LinkedIn Pro e vice-presidente executiva da GPShopper, uma famosa empresa de tecnologia mobile nos EUA.
Apesar de ser uma ferramenta importante para os empreendedores, se for mal utilizada pode trazer problemas.
Aqui estão os sete erros mais comuns cometidos por empreendedores e, também, algumas para tirar o máximo proveito de sua plataforma social.

Não ‘estar’ no LinkedIn

Apesar do sistema apresentar mais de 250 milhões de usuários em todo o mundo, de alguma forma o LinkedIn adquiriu a reputação de ser essencialmente uma ferramenta para quem procura emprego. Ou uma espécie de banco de currículos online.
Como resultado, muitos empresários não conseguem enxergá-lo como uma ferramenta de marketing e networking da mesma maneira como eles veem o Facebook, por exemplo. Assim, eles tendem a dar menos valor à plataforma, sendo que alguns empreendedores até mesmo a evitam completamente.
Isso é um erro. Se você ainda não estiver na LinkedIn, inscreva-se imediatamente.

Ter um perfil em branco

Inscrever-se não é suficiente. Se você acabou de criar uma caixa postal de e-mail e não a divulgar, você só vai receber lixo eletrônico.
Com o LinkedIn é a mesma coisa. Não deixe as coisas em branco. Uma vez que todo o sistema é projetado em torno de conectar pessoas com pessoas, quanto mais você disser aos outros sobre si mesmo, mais você vai extrair do LinkedIn.
Não basta adicionar o que você está fazendo agora. Inclua suas experiências profissionais anteriores. E com quem você trabalhou (ou estudou).
Se precisar de ajuda para preencher o seu perfil, peça ajuda. Para um empreendedor, deixar em branco o perfil do LinkedIn é como deixar o dinheiro sobre a mesa.

Não se filiar a grupos

Mesmo os usuários com perfis robustos não estão tirando proveito de grupos do LinkedIn. Grupos são onde especialistas, insiders e os clientes estão. Grupos onde você possa encontrar pessoas que deseja conhecer e, mais importante, deixar que as pessoas que lhe interessam encontrarem você.
Se você não consegue encontrar um grupo que se encaixa com o que você faz ou adicionar as pessoas que você quer, crie um. Isso não apenas resolverá o problema, mas também será uma ótima maneira de demonstrar interesse e liderança no mercado.

Ignorar os influenciadores

Como parte do processo de maturação do LinkedIn, foi adicionada uma ferramenta de notícias (o Pulse), que torna fácil encontrar, seguir e se conectar com os líderes que são relevantes para você e sua empresa.

Postar muito pouco

Com mais de 60 milhões de visitantes mensais, o LinkedIn tem um alcance igual ou melhor do que muitos meios de comunicação de primeira linha. E seu recurso de links torna ainda mais provável que seu conteúdo seja visto por pessoas que interessam aos seus negócios.
Se você está produzindo conteúdo relacionado ao seu mercado – e você deveria estar – mesmo o cross-posting entre blogs no LinkedIn é uma boa ideia. E se você tem a capacidade de desenvolver conteúdo exclusivo para o LinkedIn, melhor ainda.

Vender

Não tente vender no LinkedIn. Isso inclui o envio de mensagens para pessoas que você não conhece. Simplesmente não faça isso.
O LinkedIn deve ser usado como uma plataforma para promover o pensamento, a liderança, notícias do setor e, claro, todos os comentários profissionais. Tentar vender constantemente seus produtos ou serviços é a forma mais rápida de ter suas atualizações ocultas por membros de sua rede“, diz Mikhailov.
Em vez disso, venda a si mesmo sendo um bom membro da comunidade e oferecendo seu parecer sobre temas que são importantes para as pessoas que são importantes para você.

Categorias

Arquivos

Share This