5 dicas para fortalecer a relação entre funcionários

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5 dicas para fortalecer a relação entre funcionários

5 dicas para fortalecer a relação entre funcionários


Ter uma força de trabalho saudável, feliz, e engajada vai muito além do que oferecer lanches grátis, mensalidade na academia ou uma mesa de bilhar na empresa. Apesar desses benefícios serem apreciados pelos funcionários, eles não acrescentam muito em termos de motivação e retenção de talentos. O que realmente faz a diferença é o relacionamento interpessoal.
Basta olhar qualquer pesquisa de satisfação de várias empresas para notar que a maioria das pessoas saiu (ou pretende sair) de seus empregos para se livrar do gerente. Isso é um resultado assustador, o que nos faz pensar que é hora de reavaliar a relação com os funcionários.
Veja abaixo o que é preciso para criar um bom relacionamento entre gestores e funcionários.

1 – Comunicação aberta

A chave para qualquer bom relacionamento é a comunicação que flui nos dois sentidos. Infelizmente os funcionários não sentem que seus chefes realmente ouvem o que eles falam. Pesquisas mostraram que apenas 15% dos empregados estão satisfeitos com a qualidade da comunicação na empresa.

Para criar um ambiente de trabalho que suporte a comunicação aberta, considere implementar uma plataforma online de feedback. Assim os funcionários podem enviar suas sugestões e opiniões referente aos mais diversos assuntos. Isso se transformará em um valioso banco de dados para conhecer de fato o coração da empresa.

2 – Orientação e suporte

Um líder não pode liderar sem fornecer uma direção. Para construir um relacionamento forte com os empregados, é preciso oferecer uma orientação necessária e suporte para que os objetivos sejam atingidos. Os gestores devem ter bem definidos os objetivos e a finalidade dos mesmos.

Dê aos funcionários a ajuda que eles precisam. Faça reuniões regularmente para discutir as metas e definir prioridades. Essa é a melhor forma de todos estarem alinhados com os objetivos da empresa.

3 – Oportunidades e investimentos

Ambas as partes têm algo para ensinar e algo para aprender em uma empresa. Para os empregadores, os benefícios de um bom relacionamento com seus empregados incluem uma equipe engajada, produtiva e satisfeita com seus papéis dentro da empresa.

Para os empregados, as vantagens do relacionamento devem além do salário e benefícios para incluir um treinamento individualizado.

Invista no desenvolvimento do potencial da sua equipe. Mande-os para congressos, cursos e feiras a fim de aumentar seu conhecimento. Invista nos funcionários para que eles invistam na empresa.

4 – Gratidão e reconhecimento

É da nossa natureza querermos ser reconhecidos por um trabalho bem feito. Isso nos motiva e nos dá o combustível para continuar fazendo aquilo que fazemos bem.

Pesquisas feitas em diversas empresas ao redor do mundo mostraram que o reconhecimento das empresas aos funcionários é um fator determinando na felicidade no trabalho, portanto, não retenha notas de agradecimento nem elogios.

5 – Interesse na vida fora do trabalho

A relação patrão/empregado deve ser profissional, mas isso não significa que os chefes não devam tirar um tempo para conhecer a ‘pessoa’ por trás do trabalho. Comece tratando os empregados como pessoas, não como ‘abelhas operárias’. A chave é mostrar interesse na vida dos funcionários fora do trabalho.

Quais são os objetivos pessoais e profissionais dos seus empregados? O que eles esperam alcançar nos próximos cinco anos? Eles têm família? O que eles gostam de fazer depois do expediente?

Questões como essas ajudam os empregadores a saber mais sobre seus funcionários em um nível mais pessoal. E também ajuda a determinar a preferências individuais de cada profissional de uma forma a aproveitar melhor suas habilidades e conhecimento.

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