Veja por que mães são as melhores empreendedoras

Empreendedorismo

Entrevista de David Issa, diretor da Locus, à Rádio Trianon destaca a importância das mães empreendedoras e de um ambiente de trabalho compatível com suas necessidades. Confira o vídeo no final deste post.

Veja por que mães são as melhores empreendedoras

Veja por que mães são as melhores empreendedoras

No dia 10 de abril de 2018, David Issa, Diretor de Assuntos Estratégicos da Locus, esteve na Rádio Trianon para falar um pouco sobre como o coworking tem ajudado as empresas a se reinventarem. Nesse contexto, ele destacou também a importância que ambientes de trabalho flexíveis oferecem às mães empreendedoras.

Por essa razão, as facilidades oferecidas pelos coworkings e escritórios virtuais tornam-se fatores imprescindíveis para mães que precisam gerenciar seus negócios e cuidar da família.

Corroborando com a entrevista de David, um estudo da Kauffman Foundation nos EUA mostrou que empresas de capital de risco lideradas por mulheres geram 12% a mais de receita. Além disso, empresas que possuem mulheres em cargos de liderança são comprovadamente mais resistentes a crises financeiras.

Por que isso acontece?

A verdade é que criar uma família pode ser mais semelhante à gerência de uma startup do que a maioria das pessoas pensam. Se você olhar por esse ângulo, verá que a lista de habilidades necessárias para a maternidade pode ser facilmente transferia para a vida corporativa.

Mães empreendedoras precisam aprender a delegar

Com múltiplas responsabilidades em seus ombros, as mães geralmente são CEOs e COOs de suas famílias. A delegação é uma das habilidades de sobrevivência mais importantes para mães que trabalham e, também, para fundadores de startups.

Enquanto um jovem empreendedor ainda pode ser capaz de trabalhar sem uma equipe, simplesmente trabalhando sozinho como um louco, as ‘mães-empresárias’ precisam aprender a delegar muito mais cedo. Delegar a lista de compras a um membro da família, por exemplo, pode ser muito mais semelhante a delegar o design de um logotipo a um freelancer do que a maioria das pessoas imagina.

Como empreendedora, uma mãe sabe que não poderá fazer tudo sozinha. Por isso, serviços como um escritório virtual com telefonista pode ajudar no atendimento aos clientes ao delegar o atendimento telefônico da empresa a secretárias capacitadas para essa função.

Ter uma família força as mães a pensarem de forma prática e priorizarem as coisas certas

Ter um bebê recém-nascido e ainda precisar cuidar dos negócios faz com que a mãe precise desenvolver um raciocínio mais ágil e preciso, eliminando distrações e se concentrando nas coisas que realmente importam.

Esse raciocínio é imediatamente transposto para os negócios, onde ela precisa tomar decisões rápidas e certeiras, a fim de administrar melhor seu tempo entre as atividades na empresa e cuidar do bebê.

Em um espaço de coworking, a mãe empreendedora pode fazer seu próprio horário de trabalho. Essa flexibilidade permite que ela decida qual o melhor momento para se dedicar aos negócios, e qual o momento para ficar com a família. Essa priorização traz ótimos resultados tanto para a empresa quanto para a vida pessoal delas.

As mães sabem como fazer muita coisa em pouco tempo

Você já tentou conversar com uma mãe de uma criança de 2 anos enquanto ela corre atrás do filho em um restaurante? É algo impressionante de se ver. Ela consegue atingir o ápice do que consideramos ‘multitarefas’.

Uma mãe em um restaurante sabe exatamente onde o filho está, evita que ele se machuque, não interrompe a conversa e ainda consegue aproveitar o almoço.

Essa habilidade é uma das mais importantes para liderar uma empresa, onde é preciso resolver problemas diários, conversar com clientes e parceiros e saber o que cada funcionário está fazendo – às vezes tudo de uma vez só. E ninguém melhor do que uma mãe para fazer isso.

O serviço de URA da Locus pode ser uma excelente aliado na vida de mães empreendedoras que precisam fazer várias coisas ao mesmo tempo, uma vez que um sistema de atendimento telefônico automatizado consegue direcionar as ligações de clientes para que recebam as informações desejadas sem a necessidade de contato humano.

Mães sabem como inspirar e motivar uma equipe

Mães e CEOs têm outra característica em comum: Eles estão sempre prontos para vender. Ambos estão em constante pressão para inspirar, motivar e entreter suas equipes, investidores e clientes. Mães são verdadeiras mestres em negociação e vendas. O que é mais difícil: convencer seu filho rebelde de que arrumar o quarto é uma tarefa divertida ou convencer um grande cliente a assinar um contrato com sua empresa?

Assista à entrevista de David Issa à Rádio Trianon sobre mães empreendedoras e coworking

Categorias

Arquivos

Share This