7 melhores práticas para trabalhar em casa com sucesso

Produtividade

Trabalhar em casa e fora do escritório exige foco e estratégia – e um pouco de diversão. Veja aqui 7 práticas para ter sucesso no home-office.

Estas são as 7 melhores práticas para trabalhar em casa com sucesso

Estas são as 7 melhores práticas para trabalhar em casa com sucesso

Quando falamos com as pessoas sobre trabalhar remotamente elas têm as mais variadas reações: algumas sentem um frio no estômago; enquanto outras sentem uma incrível sensação de liberdade, como se lhe fossem arrancadas pesadas correntes de ferro dos pés.
Seja qual for sua ideia inicial sobre trabalhar em casa e fora do escritório convencional da empresa, saiba que este não é um território novo ou inexplorado – cada vez mais pessoas têm trabalhado em home-office (tanto autônomos quanto funcionários de empresas), e conseguiram alcançar um ótimo sucesso dessa forma.
Para ajudar nesse processo de transição, separamos aqui as sete melhores práticas para trabalhar em casa, com o intuito de ajudar tanto os profissionais quanto as empresas que estão cogitando adotar o estilo de trabalho remoto. Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas exige atenção nestes pontos.

7 melhores práticas para trabalhar em casa com sucesso

1 – Encontre o trabalho ideal

Este é um dos aspectos mais vitais do trabalho que a maioria das pessoas tendem a ignorar. Em vez de se atentarem a isso, elas olham para o número de dígitos do salário ou procuram benefícios como plano de saúde, vale-refeição, etc.
Um bom salário e um excelente plano de saúde não são coisas a serem dispensadas, obviamente, mas se você odeia seu emprego, isso deixará de ter um peso tão grande com o tempo. Você não se sentirá engajado e ficará cada vez mais esgotado. Por outro lado, se você faz o que ama, fará seu trabalho cada vez melhor.
O trabalho ‘ideal’ para você é aquele que contém estes três componentes:

1 – O que você gosta de fazer

2 – O que você faz bem

3 – O que agrega valor para a empresa

Estabelecer suas raízes em um emprego que combina essas três coisas gera uma grande satisfação profissional, menos stress e mais desempenho.

2 – Prepare-se para o sucesso reduzindo barreiras

Existem várias formas de reduzir barreiras para alcançar o sucesso, mas uma das mais críticas e essenciais é integrar sistema de organização no seu processo de trabalho para que você tenha uma boa produtividade.
Não importa se você trabalha em casa, em um espaço de coworking ou em uma cafeteria com wi-fi grátis, a organização (saber onde está cada arquivo, ter acesso a backups, conhecer sua agenda de tarefas, etc.) é primordial.
Apesar de arrumar a bagunça da sua mesa e do seu espaço de trabalho parecer uma perda de tempo, você perceberá que sua concentração será melhor. Um ambiente bagunçado (físico e virtual) leva à uma mente bagunçada. Uns minutinhos gastos dando um jeito nas pilhas de papéis e organizando arquivos no computador podem evitar horas de frustração por não encontrar uma informação importante.

» Mude seu ambiente de trabalho: Conheça nossos espaços de coworking

3 – Conecte-se com sua equipe

Ao trabalhar remotamente da sua casa, você pode achar que comunicar-se demais com os colegas de trabalho pode ser ruim, pois você não quer ‘incomodar’ o pessoal. Porém, nada une mais as pessoas do que trabalhar em uma equipe conectada.
No ambiente tradicional do escritório, você tem o benefício de levantar e ir até a mesa de alguém para tirar alguma dúvida, falar sobre o fim de semana, etc. Pode parecer trivial, mas essa interação fortalece o relacionamento e cria um senso de lealdade entre a equipe.
Manter contato com a sua equipe, mesmo trabalhando remotamente, adiciona valor aos seus relacionamentos. Por exemplo, avise seu gerente que você está trabalhando em uma determinada tarefa e mantenha-o atualizado. Quando todo mundo trabalha em casa, ninguém sabe o que todos estão fazendo, e essas comunicações são imprescindíveis.
Inclua também respostas automáticas de e-mail quando estiver ausente, para que sua equipe possa entrar em contato de outras formas em caso de urgência.

 4 – Divirta-se

A ‘diversão’ dentro do trabalho é algo que surge naturalmente quando você está conectado com a equipe e ama o que faz. Neste cenário, um engajamento ativo com seus colegas leva a desafios mais criativos, divertidos e saudáveis na abordagem de tarefas e na produtividade.
Isso resulta em um estado onde o trabalho flui naturalmente, ao lado de uma concentração maior e satisfação na conclusão de tarefas.
Manter o bom-humor e criar desafios inteligentes para a equipe faz toda a diferença quando se trabalha em casa.

» Trabalhe em casa e tenha um atendimento telefônico personalizado: Confira nossos planos de Escritório Virtual

5 – Gerencie sua energia, não seu tempo

Gerenciar sua energia faz mais sentido porque é algo que você pode controlar. O tempo, por outro lado, é mais efusivo: às vezes está a seu favor, e outras vezes contra você.
Além disso, tempo é um recurso finito, enquanto a energia pode ser criada (por meio de hábitos e práticas saudáveis).
Estabeleça um ritual para conseguir mais energia. Por exemplo, insira 15 minutos de caminhada na sua rotina matinal e vespertina. Resista à tentação de correr para o computador e começar a trabalhar. Isso será extremamente benéfico para seu corpo, sua mente e, consequentemente, para sua produtividade.

6 – Persevere

Nada no mundo pode substituir a perseverança. Nem o talento, nem o intelecto, nem a educação. Só a persistência e a determinação é que fazem a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Trabalhar em casa pode ser desafiador se você não persistir nos hábitos saudáveis e fugir das tentações e distrações que farão parte do dia-a-dia.

7 – Orgulhe-se do seu trabalho

Depois de criar, brincar, executar e finalizar suas tarefas, é importante aplaudir a si próprio por ter feito um bom trabalho. Comemore! A sensação de missão cumprida e satisfação que surge quando você percebe o resultado dos seus esforços ajudam a manter sempre um alto padrão de velocidade e motivação na conclusão dos próximos trabalhos.
Assim, quando terminar uma grande tarefa, comemore isso compartilhando com a equipe e presenteie-se com um cappuccino na sua cafeteria favorita ou uma taça de vinho em casa à noite.
Trabalhar remotamente pode ser tão intimidador quanto recompensador. Quando você entende os fatores que levam ao sucesso e mantém uma conexão constante com seus colegas, a palavra “remoto” passa a ter menos sentido de ‘isolamento’ e é encarada mais como uma ferramenta de realização do seu trabalho.

Categorias

Arquivos

Share This