Não reaproveite funcionários em outras funções na empresa

Produtividade

Quer que sua empresa cresça? Pare de atribuir várias funções aos seus funcionários e tenha um profissional certo na função certa.

Não reaproveite funcionários em outras funções só porque eles já estão na empresa

Não reaproveite funcionários em outras funções só porque eles já estão na empresa

Muitas empresas têm o costume de manter funcionários em determinados cargos por pura conveniência. São pessoas muitas vezes sem conhecimento técnico ou experiencia necessária para a função.
Ocupam seus cargos apenas pela conveniência da empresa em aproveitar um funcionário já existente e não ter que ir procurar outro no mercado. Mas o ditado “mais vale um pássaro na mão do que dois voando” nem sempre funciona dentro de uma empresa.
Em pequenas e médias empresas é comum vermos uma pessoa da área de tecnologia também fazer o papel de marketing ou comercial; ou a pessoa do marketing fazer vendas; ou até o vendedor cuidar do financeiro e da contabilidade da empresa.
Construir uma equipe adequada é um dos principais segredos para o sucesso de uma empresa. Ter um pessoal qualificado trará a experiencia necessária para que sua empresa consiga melhores resultados.
Se você acha que recrutar alguém específico para uma função é perda de tempo, é melhor repensar seus conceitos.
Recrutar o funcionário ideal para determinada função é, de fato, um processo complexo e demorado. Pois é necessário entrevistar, identificar os pontos fortes e fracos de cada candidato, negociar e adequar todas estas qualidades ao interesse da empresa.
Mas uma coisa é certa: após todo este processo, a empresa terá a tranquilidade de ter um funcionário qualificado para a vaga que ocupar.
Com isso a gestão da empresa poupa tempo (e dinheiro) com explicações diárias sobre a função e, também, com retrabalhos por falta de conhecimento do profissional.
Mas algumas empresas, por questão de economia e comodidade, tendem a atribuir novas tarefas a funcionários de outras áreas. E isso leva a um grande problema: a pessoa que era boa em sua função anterior passar a executar duas funções de forma improdutiva. E voltar atrás nessa decisão pode ser extremamente complicado.
A verdade é que nem sempre é possível encontrar dentro da empresa um candidato que preencha os requisitos de uma nova vaga. Neste caso o gestor não pode pensar em “vamos dar uma chance” ou “vamos ver como fulano(a) se sai”. O melhor a ser feito é buscar no mercado alguém com a experiência necessária para essa nova função.
É uma decisão que beneficiará tanto a empresa quanto o funcionário, pois o profissional com perfil certo dentro da área certa produz mais e melhor.
Como toda regra, há sempre uma exceção. No caso de o funcionário já preencher alguns requisitos da nova vaga e precisar de aperfeiçoamento, vale a pena investir nele através de cursos ou outra metodologia capaz de complementar aquilo que lhe falta.
Certos aperfeiçoamentos são capazes de beneficiar muito a empresa.
Evite que sua empresa perca tempo com funcionários que não se encaixam no perfil, faça contratações corretas e você terá um aumento na produtividade da sua equipe.

Categorias

Arquivos

Share This