Quer que sua empresa cresça? Pare de atribuir várias funções aos seus funcionários e tenha um profissional certo na função certa.
Muitas empresas têm o costume de manter funcionários em determinados cargos por pura conveniência. São pessoas muitas vezes sem conhecimento técnico ou experiencia necessária para a função.
Ocupam seus cargos apenas pela conveniência da empresa em aproveitar um funcionário já existente e não ter que ir procurar outro no mercado. Mas o ditado “mais vale um pássaro na mão do que dois voando” nem sempre funciona dentro de uma empresa.
Em pequenas e médias empresas é comum vermos uma pessoa da área de tecnologia também fazer o papel de marketing ou comercial; ou a pessoa do marketing fazer vendas; ou até o vendedor cuidar do financeiro e da contabilidade da empresa.
Construir uma equipe adequada é um dos principais segredos para o sucesso de uma empresa. Ter um pessoal qualificado trará a experiencia necessária para que sua empresa consiga melhores resultados.
Se você acha que recrutar alguém específico para uma função é perda de tempo, é melhor repensar seus conceitos.
Recrutar o funcionário ideal para determinada função é, de fato, um processo complexo e demorado. Pois é necessário entrevistar, identificar os pontos fortes e fracos de cada candidato, negociar e adequar todas estas qualidades ao interesse da empresa.
Mas uma coisa é certa: após todo este processo, a empresa terá a tranquilidade de ter um funcionário qualificado para a vaga que ocupar.
Com isso a gestão da empresa poupa tempo (e dinheiro) com explicações diárias sobre a função e, também, com retrabalhos por falta de conhecimento do profissional.
Mas algumas empresas, por questão de economia e comodidade, tendem a atribuir novas tarefas a funcionários de outras áreas. E isso leva a um grande problema: a pessoa que era boa em sua função anterior passar a executar duas funções de forma improdutiva. E voltar atrás nessa decisão pode ser extremamente complicado.
A verdade é que nem sempre é possível encontrar dentro da empresa um candidato que preencha os requisitos de uma nova vaga. Neste caso o gestor não pode pensar em “vamos dar uma chance” ou “vamos ver como fulano(a) se sai”. O melhor a ser feito é buscar no mercado alguém com a experiência necessária para essa nova função.
É uma decisão que beneficiará tanto a empresa quanto o funcionário, pois o profissional com perfil certo dentro da área certa produz mais e melhor.
Como toda regra, há sempre uma exceção. No caso de o funcionário já preencher alguns requisitos da nova vaga e precisar de aperfeiçoamento, vale a pena investir nele através de cursos ou outra metodologia capaz de complementar aquilo que lhe falta.
Certos aperfeiçoamentos são capazes de beneficiar muito a empresa.
Evite que sua empresa perca tempo com funcionários que não se encaixam no perfil, faça contratações corretas e você terá um aumento na produtividade da sua equipe.