O que é escritório virtual?

Em meio às transformações digitais constantes, novos termos vêm sendo incorporados à rotina das empresas. Hoje em dia é possível, por exemplo, que uma empresa contrate um escritório de contabilidade online, onde tudo é feito via sistema.

 

Nessa mesma linha, também surgiu a possibilidade de que empresas tenham um escritório virtual, ou seja, sem um espaço fixo de fato. Mas, se você está se perguntando “o que é escritório virtual?”, este artigo vai te ajudar a entender e, quem sabe, considerar a possibilidade de ter um.

 

Como funciona e o que é o escritório virtual?

 

Basicamente, funciona assim: você tem a possibilidade de comprar um serviço de endereço, ou seja, ao invés de alugar ou comprar uma sala comercial para estabelecer seu negócio, é possível somente usufruir do endereço ofertado por uma empresa que presta esse tipo de serviço. A , em Santos e nos Jardins. Então, sua empresa pode estar formalmente estabelecida em um desses lugares, mas sem ter um escritório físico.

No caso da Locus, o serviço de escritório virtual também pode incluir, dependendo do pacote escolhido, atendimento telefônico 24 horas e recebimento de documentação. A empresa que contrata o serviço recebe um número de telefone exclusivo, que pode ser divulgado nos mais diferentes meios e, sempre que houver uma ligação, a secretária da Locus atende com o nome da empresa e, posteriormente, passa os recados. Isso garante uma imagem profissional ao negócio e evita a perda de potenciais clientes por não ter atendido a ligação.

 

Além da secretária da Locus, há também a secretária eletrônica (URA). Com ela, o cliente que opta por esse serviço conta com um número de telefone exclusivo para o atendimento, bem como mensagens personalizadas e encaminhamento de e-mails diretamente para o seu endereço eletrônico, tudo realizado de forma automatizada.

Para quem pode interessar?

 

Hoje em dia existe uma série de empresas de prestação de serviços que não precisam ter um escritório físico de fato, pois o modelo de negócio não exige que o cliente vá até o local onde está o profissional. Isso se encaixa, por exemplo, para arquitetos, engenheiros, agências de comunicação, profissionais que atuam com manutenção de equipamentos, etc. Se você parar para refletir, muitos serviços prestados podem ser feitos diretamente no endereço do cliente ou, até mesmo, de forma online.

Leia também: Por que fazer locação de salas por hora?

Ao falar sobre escritório virtual, percebemos que ele é um assunto estratégico para quem está começando um negócio, pois o custo fixo com aluguel é reduzido, porque não há de fato uma sala locada. No entanto, o profissional poderá utilizar um endereço fiscal e comercial para questões burocráticas e para inserir em materiais de divulgação do negócio (esse último ponto é bem importante para dar um ar profissional ao negócio).

Mas é possível usufruir de um espaço fixo?

Se às vezes você precisa de um espaço físico para receber clientes e fornecedores, isso não é problema. Embora o escritório seja virtual, existe a possibilidade de locar salas de reunião com preços financeiramente atrativos. Um dos principais benefícios de alugar uma sala de acordo com a demanda da empresa é a redução de custos. Afinal, na Locus os espaços são pagos de acordo com o pacote de horas contratado

e possuem infraestrutura completa, contando com equipamentos multimídia e serviço de copa.

 

E então, ficou claro para você o que é escritório virtual? Caso tenha alguma dúvida,

Entre em contato!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.