Esta é a pergunta mais importante que seus clientes esperam que você responda

Compreender esta simples questão tornará a imagem da sua empresa mais clara e impactante, e seus clientes vão amá-la.

Esta é a pergunta mais importante que seus clientes esperam que você responda
Esta é a pergunta mais importante que seus clientes esperam que você responda
Existe uma única pergunta em comum que move toda a humanidade – de crianças a jornalistas investigativos. É a pergunta que cada leitor e telespectador de noticiários tem em mente: Por quê?
A pergunta pode assumir várias formas, dependendo do contexto:

Por que isso é importante?

Por que eu devo me importar?

Por que essa pessoa ou empresa faz o que faz?

Por que o governo vai aumentar os impostos?

Por que eu devo comprar desta empresa e não daquela?

Começar com o porquê é uma ótima forma de determinar o conteúdo da apresentação dos seus negócios. Isso funciona maravilhosamente bem em explicações de conteúdos complexos como financeiro, técnico ou econômico.
Por exemplo, as pessoas podem questionar por que uma empresa aumentou os preços de determinado produto/serviço, por que isso foi necessário e por que pagar mais caro lhes trará algum benefício:

Vamos aumentar nossos preços. Por quê? Porque houve um aumento na matéria-prima (ou mão-de-obra, ou impostos, etc.) e precisamos ajustar os valores. Por quê? Porque trabalhamos com uma margem pequena. Por quê? Porque nos importamos em manter a qualidade dos nossos serviços e garantir um valor justo para nossos clientes.

Uma vez que as pessoas entendam o porquê, fica mais fácil assimilar qualquer mudança e até criar uma melhor conexão com a empresa.
Um dos princípios por trás de começar com o porquê é baseado na neurociência. O cérebro humano evoluiu para enxergar o ‘quadro completo’ antes dos detalhes. As pessoas ficam confusas quando você começa uma explicação pelo meio e passa a fornecer detalhes de um produto ou serviço. Você pode ver como essa técnica funciona em várias situações:

1 – Se você está lançando um produto, explique por que o mercado precisa dele.

2 – Se você está vendendo um produto ou serviço, explique por que ele é importante e por que ele vai melhorar a vida das pessoas.

3 – Se você está apresentando um programa complexo, explique por que esse programa existe.

Começar com o porquê torna a conversa ou apresentação mais fácil de entender e muito mais impactante. Responda à pergunta mais importante para seus consumidores e você garantirá que eles continuem fiéis à sua marca.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.