Por que as pessoas prosperam em espaços de coworking

Produtividade

Entenda por que o coworking ajuda na prosperidade e no desenvolvimento pessoal e profissional de seus membros.

Por que as pessoas prosperam em espaços de coworking

Por que as pessoas prosperam em espaços de coworking


Parece existir algo especial no ambiente dos espaços de coworking. Nos últimos anos, pesquisadores que estudavam as formas de prosperidade de profissionais ficaram surpresos ao notar que pessoas que trabalhavam em espaços de coworking mostraram um nível de prosperidade bem alto – 6 em uma escala de 7. Esse índice está um ponto acima dos profissionais que trabalham em escritórios convencionais.
Com esse resultado fascinante, é óbvio que nos perguntamos o que faz os espaços de coworking tão eficazes? Como um ambiente que reúne membros de diversos grupos de freelancers, trabalhadores remotos e outros profissionais independentes em um só lugar pode ajudar na prosperidade dessas pessoas?
Essa pergunta possui, na verdade, muitas respostas, como veremos a seguir.

Por que as pessoas prosperam em espaços de coworking?

Pessoas que utilizam espaços de coworking sentem que seus trabalhos são mais significativos

Independentemente do tipo de trabalho que realizam, as pessoas sentem que seus trabalhos são mais significativos em um ambiente de coworking. Elas interpretam isso de duas maneiras:

Primeiro, diferente de um escritório tradicional, o coworking agrega profissionais de diferentes empresas, áreas de atuação e projetos. Por isso, há pouca competição interna e mais colaboração entre as pessoas.

Segundo, a significância também vem de trabalhar em uma cultura onde a norma é ajudar uns aos outros. Então as habilidades individuais de cada pessoa ali pode ser de extrema importância para quem está ao seu lado.

Membros de coworking têm mais controle de seus trabalhos

As pessoas podem decidir se vão passar o dia todo no espaço de coworking ou se preferem trabalhar em casa durante uma parte do dia. Não há horário fixo e nem cobrança, eles utilizam o espaço da melhor forma que lhes convêm.

Essa autonomia é extremamente valiosa para nossa vida profissional.

Membros de coworking se sentem parte de uma comunidade

Conexões com outras pessoas são uma das grandes razões pela qual as pessoas optam por trabalhar em um espaço comum. A oportunidade de conhecer outros profissionais, ampliar seu networking e fazer novos negócios assume proporções enormes em um coworking.

Mas essa socialização não é forçada ou obrigatória. As pessoas decidem quando e como interagiram umas com as outras. Isso cria um sentimento de identidade único, que confere a cada espaço de coworking uma atmosfera particular.

Com esses elementos reunidos, os profissionais que trabalham em espaços de coworking são mais produtivos, mais criativos e, consequentemente, prosperam mais rapidamente se comparados aos profissionais que trabalham em escritórios convencionais.
Essa pesquisa é um alerta para muitas empresas. Enquanto muitos profissionais ainda precisem realmente de espaços individuais e privacidade para trabalhar, outros se beneficiariam muito mais se pudessem migrar para o coworking.
A ideia de que o cowoking se resume somente a profissionais liberais ou freelancers que trabalham sozinhos é coisa do passado. Muitas empresas já perceberam os benefícios do coworking para a produtividade e satisfação de seus funcionários e, apesar de ainda manterem um escritório próprio para funções que exijam privacidade, outros departamentos podem trabalhar em espaços de coworking sem problema nenhum.
Clique aqui e conheça os espaços de coworking que a Locus oferece.

Categorias

Arquivos

Share This