10 formas de reduzir custos de pequenas empresas

Veja como reduzir os custos da sua pequena empresa e utilizar essa verba de maneira mais inteligente.

10 formas de reduzir custos de pequenas empresas
10 formas de reduzir custos de pequenas empresas
Reduzir custos da sua pequena empresa e criar processos que economizarão dinheiro gradativamente não exige muito esforço e nem muito tempo. Em muitos casos, tudo se resume a fazer escolhas inteligentes ao decidir onde aplicar a verba da sua empresa.
A seguir, listamos 10 maneiras de reduzir os custos de pequenas empresas e melhorar o seu caixa.

Conheça 10 formas de reduzir os custos de pequenas empresas

01 – Use a tecnologia

A tecnologia permite economizar dinheiro e avançar nos negócios de formas que não eram possíveis até poucos anos atrás. De serviços de teleconferências a opções de pagamentos online, passando por softwares gratuitos e aplicativos para celular, existem muitas formas de reduzir custos e, ainda, aumentar sua produtividade.

02 – Dê adeus ao seu telefone

Linhas de telefone tradicionais podem ser caras e, muitas vezes, um custo desnecessário. Pequenas empresas podem optar pela contratação do serviço de Escritório Virtual da Locus, com opção de uma linha telefônica exclusiva e atendimento personalizado, com tecnologia VoIP, o que reduz drasticamente os custos.

03 – Elimine o papel

O custo de papel, tinta de impressora, suprimentos e postagens podem ser mínimos a curto prazo, mas tornam-se uma grande despesa com o tempo. Elimine o papel do seu cotidiano imprimindo somente documentos estritamente necessários, além e migrar para transações e sistemas de pagamento online.

04 – Inicie campanhas de marketing online

Se você ainda não está envolvido com marketing digital, está perdendo a chance de ter resultados mais rápidos sem grandes investimentos. Você pode criar um blog corporativo, uma estratégia para redes sociais ou divulgar anúncios online para atingir clientes em diversas regiões do país.

05 – Reduza os gastos com cartão de crédito

Você pode achar que reduz seus custos empresariais imediatos ao colocar as despesas no cartão de crédito corporativo, mas com as taxas cobradas pelos bancos e operadoras, esse pode não ser um método eficiente a longo prazo. Eliminar os gastos do seu cartão corporativo pode não trazer uma redução de custos a curto prazo, mas é uma forma inteligente de manter a saúde financeira da empresa ao longo do tempo.

06 – Crie um orçamento de negócios e seja fiel a ele

O orçamento anda de mãos dadas com a redução de custos porque é impossível tomar decisões financeiras inteligentes sem uma ideia clara de quanto dinheiro entra e sai da empresa todo mês. Um planejamento orçamentário pode se tornar uma ferramenta poderosa para uma redução de custos efetiva.

07 – Explore lugares alternativos para seus negócios

As despesas que surgem na manutenção de um escritório convencional são enormes e, em muitos casos, proibitivas. Se este é o seu caso, reduza drasticamente esses custos migrando sua empresa para um espaço de coworking, onde você pagará uma mensalidade muito menor do que imagina e terá acesso a toda a estrutura necessária para seus negócios.

08 – Reavalie os softwares que você utiliza

Quantos aplicativos você usa diariamente? Provavelmente existem alguns programas no seu computador que raramente foram usados. Você pode reduzir seus custos empresariais comprando apenas softwares que sejam essenciais para a empresa. Existem alternativas gratuitas ou open-source que podem substituir alguns programas convencionais e ajudarão a economizar bastante.

09 – Compre equipamentos usados

Comprar equipamentos novos pode ter um alto custo para sua empresa. Você pode diminuir esse gasto comprando móveis e equipamento usados (mas em boas condições) e, com o tempo, substituindo-os por novos gradativamente.

10 – Considere fazer permutas

Permutas em troca de produtos ou serviços são uma forma de conseguir algo para sua empresa sem precisar colocar a mão no bolso. Se você tem algo que uma pessoa ou empresa precisa, e essa pessoa ou empresa tem algo que você precisa, experimente oferecer uma permuta que seja um bom negócio para ambos.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.