Reunião de vendas: como conquistar o seu cliente?

 

Conquistar um novo cliente em uma reunião de vendas é uma tarefa que exige preparo e estratégia. Sabemos que nem sempre isso acontece de imediato e é preciso buscar meios para encurtar esse caminho.

Fazendo uma analogia às relações amorosas, a reunião de vendas pode ser vista como um primeiro encontro e o fechamento como um casamento. Assim sendo, o objetivo do vendedor é elaborar ações para que o namoro seja mais curto, e o matrimônio, logo celebrado.

Mas como conquistar um cliente nesse momento? Nós temos algumas dicas práticas para isso. Confira agora mesmo:

 

Analise o perfil do cliente

Cada cliente tem um perfil diferente e é por isso que cada reunião de negócios deve ser única e exclusiva. Nem sempre uma abordagem que teve êxito com uma empresa terá o mesmo resultado com outra.

Uma empresa familiar tradicional tem um perfil diferente de uma startup liderada por jovens empreendedores, por exemplo. Por isso, estude a cultura organizacional e analise o perfil do cliente.

Não se esqueça de fazer uma lição de casa e pesquisar sobre o negócio do cliente. É importante mostrar que você está por dentro do trabalho realizado por ele.

 

 

Crie uma pauta adequada para a reunião de vendas

Essa reunião de vendas também precisa ter uma pauta adequada, para que o assunto não seja desviado. A ideia é que o encontro seja produtivo. Assim, o vendedor precisa ter uma lista de tópicos a serem analisados, para evitar que os rumos tomados sejam outros.

A pauta pode trazer pontos como uma apresentação breve da empresa e também de cada um dos serviços ou produtos oferecidos, de modo individual, por exemplo.

 

Traga soluções para as dores do cliente

Para conquistar um cliente de imediato, é preciso apresentar uma solução para as dores que ele apresenta. Logo, mais do que saber o momento certo para abordar cada ponto da pauta criada, é preciso saber ouvir.

Escute o que o cliente tem a dizer e o estimule a contar sobre os problemas que ele enfrenta. Dessa forma, você poderá realizar um diagnóstico preciso e apontar soluções para as dores apresentadas.

 

 

Esteja preparado para o final da reunião

É preciso que você tenha um objetivo para o final da sua reunião de vendas e isso precisa estar claro para o cliente. Você está interessado na venda. Mas nem sempre vai consegui-la nesse primeiro momento. Pode ser que o seu cliente opte por mais uma reunião, peça um tempo para refletir, faça contrapartidas ou até decline logo de primeira. O importante é estar preparado para lidar com todos esses cenários.

Se você seguir essas dicas, temos a certeza de que conseguirá fazer reuniões de vendas mais produtivas. A conquista dos novos clientes também será mais natural, uma vez que tudo será planejado para que isso aconteça.

Como última dica, o orientamos a escolher um bom local para a reunião. Você pode saber mais sobre isso em nosso artigo, que explica como o espaço compartilhado da Locus pode te ajudar a fazer negócio. Acesse agora mesmo!

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