Saiba como empreender e manter seu emprego ao mesmo tempo

Deseja ter o próprio negócio, mas tem medo de abandonar o emprego? Confira estas 5 dicas.

Saiba como empreender e manter seu emprego ao mesmo tempo
Saiba como empreender e manter seu emprego ao mesmo tempo

É cada vez mais comum as pessoas desejarem ter o seu próprio negócio. A possibilidade de ser o seu próprio chefe e fazer suas próprias regras vem movimentando um número grande números de pessoas que desejam dar o salto para o empreendedorismo.

Mas quase nunca é fácil abandonar um emprego com todas as garantias e benefícios e se arriscar no desconhecido.

Dessa forma, é comum haver pessoas que mantêm seus empregos e ainda empreendem. A jornada dupla, como todo o sacrifício e malabarismo para conseguir isso tem sido um caminho para quem deseja ter seu próprio negócio sem abrir mão (ainda) da estabilidade do emprego.

O dilema de abrir mão da segurança de um emprego versus o risco de abrir um negócio acompanham muitas pessoas.

Não é uma tarefa fácil, por isso, separamos cinco dicas valiosas para quem quer manter o emprego e empreender ao mesmo tempo. Confira a seguir.

1 – Avalie sua capacidade

Seja franco com você. Você tem a capacidade e a competência necessárias para o negócio que deseja abrir e ainda manter um emprego?

Informe-se sobre o empreendedorismo e tudo que um empreendedor precisa ter e fazer para o negócio dar certo.

O cansaço, stress e correria serão seus companheiros durante as primeiras etapas do processo, então não basta apenas ‘querer’ ter seu próprio negócio, você precisa realmente mergulhar de cabeça.

2 – Escolha um negócio que seja a sua cara

É fundamental a escolha correta do segmento no qual você vai empreender, ainda mais neste caso, em que você ainda não poderá se dedicar 100% a ele.

Para quem quer empreender sem largar o emprego, o negócio deve ser algo fácil de controlar e que não exija a sua presença física todos os dias.

Nesses casos, um negócio ‘pronto’ pode ser a melhor solução, como uma franquia, por exemplo. Além disso, precisa ser um segmento que você goste ou domine, pois não haverá muito tempo livre para ‘aprender’ durante o processo de abertura da empresa.

Muitos empreendedores costumam alcançar o sucesso ‘vendendo’ aquilo que eles já sabem fazer e apenas transformaram em um negócio. Seja um hobby ou um assunto que você conhece bem, pense a respeito para ver como é possível montar um negócio sobre esse tema.

3 – Fique de olho nas finanças

Aqui devemos ser diretos e sem rodeios: A má administração do dinheiro poderá acarretar o fechamento do seu negócio. Por isso é extremamente importante que você nunca esqueça de cuidar das finanças.

Ao manter o emprego e abrir um empreendimento, você terá dois rendimentos e, para evitar qualquer tipo de problema, o ideal é que você abra uma conta bancária da empresa a fim de manter os valores devidamente separados. Não deixe tudo em uma única conta.

Além disso, lembre-se de que você não pode usar o dinheiro da empresa para suas finanças pessoais e nem o seu salário para cobrir despesas da empresa. Esta é a receita fácil para a falência rápida.

Cada parte da sua vida (profissional e empresarial) deverá caminhar sozinha e com as próprias pernas.

4- Avalie o impacto na vida social

É meio óbvio que trabalhar e empreender ao mesmo tempo fará com que você tenha menos tempo para se dedicar à família e aos amigos. Sua vida social irá mudar e, por isso, é necessário fazer uma avaliação do quanto isso impactará sua vida social.

Trabalhar aos finais de semana que seriam o dia ‘de folga’ pode ser bem comum, ainda mais no começo do negócio.

Converse com seus familiares a respeito dessa mudança, pois eles acabam envolvidos e precisam estar conscientes que a vida poderá mudar, ainda que temporariamente.

5 – Tenha um escritório virtual

Abrir um negócio pode ser mais barato do que você pensa. Com um escritório virtual você poderá se dedicar aos seus negócios e ainda manter seu emprego de uma maneira mais fácil e com um custo extremamente baixo.

Ao contratar um escritório virtual, você tem acesso a vários serviços que um escritório tradicional oferece, mas sem a necessidade de possuir um espaço físico próprio, eliminando muitas despesas com isso.

O fato é que abrir um negócio exige dedicação, paciência, foco e energia, mas é também recompensador e, ainda que hajam alguns aborrecimentos, as conquistas e comemorações compensam bastante. Pense nisso e não tenha medo de empreender.

A Locus oferece vários planos de escritório virtual que se encaixam nas suas necessidades. Entre em contato e saiba mais sobre eles.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.