Revelamos 3 segredos para melhorar seu atendimento ao cliente

Veja como tornar seu atendimento ao cliente mais dinâmico, amigável e engajado.

Revelamos 3 segredos para melhorar seu atendimento ao cliente
Revelamos 3 segredos para melhorar seu atendimento ao cliente
Qual é a coisa mais importante que você pode fazer para melhorar o relacionamento com seus clientes? A resposta é tão óbvia quanto negligenciada: melhorar o atendimento ao cliente. Não importa se o seu produto ou serviço é fantástico, pois uma das coisas que os clientes mais lembrarão é da interação que tiveram com sua empresa.
Como você sabe, o atendimento (e sua equipe) são a cara da sua empresa, e a experiência do cliente será definida pela capacidade e qualidade do suporte que ele recebe.
Uma empresa forte sempre tem um ótimo relacionamento com seus consumidores. Mas uma empresa inteligente sempre perguntará “o que é um bom atendimento ao cliente”? Se você não está constantemente buscando oportunidades de melhorar seu atendimento, então seus relacionamentos estão estagnados.
Para ajudar a melhorar o atendimento ao cliente e levar sua empresa para um outro nível de excelência, abaixo você confere três segredos para identificar formas de melhor atender seus clientes.

3 segredos para melhorar seu atendimento ao cliente

1 – Fortaleça suas habilidades de atendimento

Primeiramente, é importante certificar-se de que sua equipe de atendimento tenha as habilidades e conhecimentos necessários para administrar as necessidades dos clientes. Nenhum software de CRM pode compensar problemas de atendimento ruim. Estas são as habilidades que seu atendimento precisa ter:

  • Empatia, paciência e consistência: Alguns clientes vão se irritar. Outros terão incontáveis perguntas. E outros apenas querem conversar. Você precisa saber como lidar com eles e oferecer o mesmo nível de serviço para todos.
  • Adaptabilidade: Cada cliente é diferente. Você deve ser capaz de lidar com surpresas e com o humor do consumidor corretamente.
  • Comunicação clara: Ofereça aos seus clientes exatamente aquilo que você diz. Use uma linguagem positiva e autêntica, seja amigável e nunca encerre uma conversa sem perguntar se o cliente está satisfeito.
  • Ética: Os consumidores apreciam um atendimento que olha para seu problema já pensando na solução. Ao mesmo tempo, você precisa saber gerenciar seu tempo para não ficar preso demais a um cliente enquanto outros estão esperando.
  • Conhecimento: Os clientes esperam que você domine tudo sobre seu produto ou serviço. Mantenha-se sempre informado e atualizado para conseguir responder às perguntas mais improváveis que possam aparecer. Mas não tenha medo de dizer “eu não sei”, desde que você se comprometa a encontrar a resposta e retornar o contato.

2 – Melhore sua interação com os clientes

Se a sua equipe de atendimento tem as habilidades acima, isso é um bom começo. Mas eles precisam se relacionar com os clientes. Para que haja uma boa interação do atendimento com os consumidores, siga estas dicas:

  • Encontre um problema em comum que a maioria dos seus clientes enfrenta: O entendimento desse quesito (e sua solução) torna mais fácil superar conflitos e humanizar o relacionamento, fidelizando o seu cliente pela forma como foi tratado pelo atendimento.
  • Preste muita atenção nos seus clientes para que eles sintam que foram ouvidos: Esclareça e repita o que os seus clientes disseram para assegurar que você entendeu suas necessidades. Enfatize e reflita seus sentimentos dizendo frases como “isso deve realmente ter te aborrecido” ou “eu posso entender por que você está irritado”.
  • Admita seus erros, mesmo antes que seus clientes descubram: Isso constrói confiança entre a empresa e os consumidores. E lhe permite controlar a situação para resolver o problema com mais clareza.

3 – Aperfeiçoe sua estratégia de atendimento

Sua equipe pode ter as habilidades e o conhecimento para interagir com seus clientes. Mas quais são as estratégias que você utiliza para agradar seus consumidores? Pratique um atendimento proativo para deixar seus clientes felizes antes que eles apareçam com reclamações. Veja como fazer:

  • Seja humano: Seus clientes querem sentir que têm acesso a pessoas reais, não a robôs ou FAQs. Mais do que responder e-mails, é imprescindível ter um atendimento telefônico que realmente faça a diferença. Para isso, você pode optar pelo serviço de Escritório Virtual da Locus, onde você conta com um número de linha de telefone exclusiva, atendimento personalizado bilíngue (português/inglês), número para linha de fax e administração das correspondências e encomendas. Se você é um profissional liberal, freelancer ou um microempreendedor, ter o suporte de um atendimento profissional pode fazer toda a diferença na conquista e retenção de clientes, e você ganha tempo para se dedicar à sua atividade-fim.
  • Esteja disponível: Parte do toque de humanização é certificar-se de que seus clientes consigam falar com você. E sabemos que você não consegue estar disponível o tempo todo – especialmente se estiver em reuniões, em trânsito ou viajando. Uma chamada de celular não atendida pode significar a perda de um bom negócio. E, novamente, o  Escritório Virtual da Locus garante que seus clientes sejam atendidos mesmo quando você estiver ocupado. Isso lhe dá a tranquilidade de poder se dedicar aos negócios para desenvolver melhores produtos e serviços sabendo que nenhuma ligação será perdida.
  • Abrace seus consumidores: Você precisa atender as necessidades de seus clientes, criando um bom relacionamento com eles. Ofereça tratamento VIP para seus melhores clientes para que eles se sintam especiais. Para saber o que você pode oferecer de serviços especiais aos seus clientes, simplesmente fale com eles. Entreviste-os, crie formulários de pesquisa e aprenda mais sobre eles para que possa aperfeiçoar seu atendimento cada vez mais.

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