Sua startup tem uma estratégia de gastos?

Empreendedorismo

Evite problemas com gastos maiores do que seus lucros. Veja 5 dicas para criar a estratégia de gastos para sua startup.

Evite problemas com gastos maiores do que seus lucros. Veja 5 dicas para criar a estratégia de gastos para sua startup.

Evite problemas com gastos maiores do que seus lucros. Veja 5 dicas para criar a estratégia de gastos para sua startup.


Começar um novo negócio envolve um monte de desafios, e o maior deles é saber como e no que gastar seu dinheiro – e quanto gastar, também. Você já considerou salários, verba de marketing, tamanho do escritório, serviços de tecnologia, etc.?
Essas escolhas de gastos exigem compensações, portanto, os empreendedores devem encontrar primeiro uma estratégia para alocar seus recursos limitados em todas essas opções disponíveis. Muitas vezes, pressuposições e ‘achismos’ sobre o potencial mercado podem nublar nosso julgamento a respeito das despesas.
Por exemplo, muitos profissionais que desejam largar seus empregos e abrir seus próprios negócios podem cometer erros de julgamento baseados em suas percepções individuais – uma coisa é conhecer parte do mercado como profissional de uma área, outra é conhecer o mercado todo como empresário.
Você pode ser um profissional bem-sucedido em uma empresa e, ao lidar com clientes e vendas sob sua perspectiva, pensa em abrir seu próprio negócio dentro desse segmento e conquistar uma fatia do mercado. Não há nada de errado nisso – muitos empreendedores seguiram esse caminho e alcançaram o sucesso.
O erro em questão está na previsão de retorno do investimento e nos lucros que você acredita que vai alcançar dentro de um espaço de tempo (seis meses, um ano, etc.). E é nesse momento que muitos empreendedores enfrentam seu maior obstáculo: gastaram mais do que deveriam acreditando em um retorno que não veio no tempo esperado.
Quando isso acontece, surgem os pedidos de crédito nos bancos, a busca por um sócio que possa injetar capital na empresa e, infelizmente, as demissões feitas para cortar custos. Todo o brilho e entusiasmo do empreendedorismo acabam desaparecendo e entram as preocupações no lugar.
Esse com certeza não é o cenário que você imagina para seu futuro, certo?
Por isso é preciso ter cuidado e fazer uma previsão mais conservadora dos lucros a fim de gerenciar os gastos de forma mais apropriada. Isso evitará muitos problemas financeiros.

5 dicas para criar a estratégia de gastos da sua startup

Para ajudar quem está abrindo uma startup, é preciso ter em mente as seguintes questões:

1 – Qual é o impacto dos seus gastos em potenciais clientes?

Se seu objetivo é atrair e não repelir os lucros, imagine-se utilizando seu próprio serviço/produto na pele dos seus clientes. Pense em como você se sente em relação à qualidade daquilo que está oferecendo.

2 – Como seus empregados reagirão ao padrão de gastos?

Se sua startup investe muito na decoração do escritório e em viagens de primeira-classe para os executivos, considere isso comparado ao que você oferece para sua equipe. Se um quadro na parede vale mais do que os salários dos seus funcionários, eles se sentirão descartáveis e sem nenhuma prioridade na empresa.

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3 – Seus colegas entendem que os gastos são para benefícios de todos?

Nos primeiros estágios da empresa, lembre-se de comunicar-se com seus colegas/sócios a respeito das estratégias de custos que são necessárias para o crescimento dos negócios e como o retorno justificará essas despesas.

4 – Qual é a competência principal do seu negócio? Como você pode focar os gastos nisso?

Você deve gastar mais naquilo que realmente vai fazer a diferença no seu negócio. Seja um equipamento específico ou a contratação de um profissional especializado no segmento que deseja atuar, você deve investir naquilo que vai realmente gerar oportunidade de crescimento financeiro para a empresa.

» Trabalhe em casa e dedique-se somente à sua atividade principal. Os Escritórios Virtuais da Locus são a melhor forma de economizar com a infraestrutura do escritório sem abrir mão do profissionalismo e de um endereço comercial de prestígio.

5 – O que você está disposto a perder?

Finalmente, se você não atingir logo o ponto de equilíbrio financeiro da empresa, deve enxugar implacavelmente seus gastos e considerar abrir mão de tudo o que não é essencial até que sua receita suba mais. Faça isso enquanto é tempo, para não enfrentar problemas mais sérios no futuro.

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