Aprenda a trabalhar com pessoas menos criativas do que você

Produtividade

Aprenda a trabalhar com pessoas menos criativas do que você
Projetos criativos que exigem colaboração geralmente falham por uma razão específica. Diversos estudos feitos nos EUA mostraram que trabalhos de design, criação, desenvolvimento ou programação (entre outros que exigem criatividade) raramente sofrem de falta de boas ideias. Ao contrário, o problema costuma ser incorporar várias ideias em um só resultado.
Isso se deve em parte porque os membros da equipe que se consideram ‘artistas’ – ou seja, produtores de conteúdo criativo que vai além do objetivo comercial – costumam rejeitar as ideias dos outros. Eles são ótimos em criar ideias, mas péssimos em acatar ideias.
Mas os projetos quase nunca são executados apenas por uma só pessoa, e o trabalho em equipe exige a aceitação de outras ideias e opiniões. Mesmo as grandes mentes criativas, como Steve Jobs, por exemplo, já falharam em vários momentos e foram salvas por suas equipes ‘menos capacitadas’.
Por isso, apresentamos aqui algumas táticas que os ‘artistas’ podem usar para melhorar sua aceitação de ideias de outros colaboradores.

1 – Pense nas ideias dos outros como inspiração em vez de um obstáculo

Os artistas estão mais propensos a aceitar as ideias de seus colegas quando elas são apresentadas não como uma correção do pensamento criativo, mas como um convite para continuar pensando e inovando em outra direção. Entretanto, os próprios artistas podem encarar as ideias alheias dessa forma, independente de como ela é apresentada. Essa é uma tática simples que pode ser aplicada apenas fazendo várias perguntas sobre o tema e racionalizar as sugestões.

2 – Mantenha uma atitude menos emocional

Uma segunda tática que os artistas podem usar para aumentar sua aceitação de ideais dadas pelos outros é manter uma calma e atitude racional durante as colaborações. Reagir menos no momento em que eles descobrem a ‘ameaça’ de outras ideias ajuda a manter um tom menos hostil durante as reuniões. Como a primeira reação do artista é criticar e desmoralizar a ideia de outra pessoa, ao permanecer quieto e não expressar emoções, ele consegue ‘digerir’ a ideia de forma mais racional, sem a barreira do ego, e oferecer uma resposta mais adequada.

3 – Não responda imediatamente às ideias dos outros

Uma terceira tática para artistas que desejam ser melhores colaboradores é adiar suas respostas e decisões sobre as ideias fornecidas em reuniões. Dessa forma eles têm tempo de pensar e deliberar melhor sobre as colaborações. Como resultado, o artista poderá enumerar os pontos fortes e fracos das ideias dos outros e oferecer uma solução mais adequada.

4 – Coloque-se no modo de aprendizado

Finalmente, os artistas podem se tornar mais abertos às ideias alheias se eles mudarem sua visão em relação às colaborações e passarem a encará-las como um aprendizado, em vez pensarem apenas em um projeto específico. Muitos artistas adotaram essa tática e não apenas passaram a aceitar melhor as ideias dos outros como foram capazes de incorporá-las em outros projetos.

Você tem um ‘artista’ na sua equipe? Indique este artigo para e ele a ajude a aumentar a produtividade e criatividade dos seus projetos.

Categorias

Arquivos

Share This