Trabalhar em casa deixa você MUITO mais feliz e produtivo

Produtividade

Uma empresa de Singapura mandou seus funcionários trabalharem de casa por dois anos. Os resultados vão te deixar de queixo caído.

Trabalhar em casa deixa você MUITO mais feliz e produtivo (de acordo com a ciência)

Trabalhar em casa deixa você MUITO mais feliz e produtivo (de acordo com a ciência)

Trabalhar em casa nem sempre foi visto com bons olhos. Muitas pessoas achavam que essa era uma forma de evitar o trabalho pesado e ficar longe dos olhos dos gestores. E, de fato, algumas empresas como IBM e Yahoo tiveram que rever suas políticas de home-office para os funcionários.
Realmente, trabalhar em casa parece uma ‘heresia’ se pensarmos na ideia de um “ambiente de trabalho colaborativo e inovador”. E daí surgem aqueles escritórios abertos, descolados e com cara de hotel, para fazer com que os funcionários trabalhem todos juntos e felizes em um mesmo espaço.
Entretanto, para Nicholas Bloom, professor de Economia da Universidade de Stanford, nos EUA, a ideia de espaços abertos e lúdicos nas empresas não se compara ao home-office quando o assunto é produtividade e felicidade dos funcionários.
Bloom, em sua palestra no TED Talk, explica que trabalhar em casa é algo tão poderoso e inovador quanto os carros automatizados que não precisam de motorista. Sim, é sério.
Como prova disso, Bloom cita uma empresa de Singapura onde metade dos funcionários trabalharam em casa quatro dias por semana, enquanto a outra metade ia até a empresa cinco dias por semana, durante dois anos.

Conheça nosso serviço de Escritório Virtual » Trabalhe de casa mas tenha seu endereço comercial na Avenida Paulista

Esse estudo revelou que os funcionários que trabalhavam em casa tiveram um aumento massivo em sua produtividade – quase o equivalente a um 6º dia de trabalho – primeiramente porque as distrações e conversas improdutivas foram removidas.
Os funcionários que trabalharam em casa também tenderam a permanecer mais tempo em seus empregos, reduzindo a rotatividade e (claro) evitando perda de produtividade e de resultados com treinamento e integração de novas contratações.
Finalmente, esses mesmos funcionários estavam mais felizes e saudáveis, reduzindo a falta por doenças e evitando contágios com outros membros da equipe, o que reduziu também os custos com planos de saúde da empresa.

Trabalhar em casa deixou os funcionários mais felizes e produtivos, e trouxe outros benefícios para a empresa

Essa experiência foi tão bem-sucedida que a empresa instituiu o home-office para todos os funcionários, o que, como benefício colateral, permitiu o crescimento dos negócios sem precisar arcar com os custos de expansão da infraestrutura de espaços físicos.
Esse estudo corrobora com uma pesquisa do Instituto Gallup, apontando que os funcionários que trabalham em casa de três a quatro dias por semana tendem a se sentirem mais engajados com as atividades e objetivos da empresa do que aqueles que se locomovem diariamente para o escritório de segunda à sexta.
As empresas estão forçando seus funcionários a irem trabalhar em ambientes bacanas e descontraídos, porém barulhentos e cheios de distração, quando seria muito mais produtivo mantê-los trabalhando em casa na maior parte do tempo.

Categorias

Arquivos

Share This