Três maneiras de descobrir sua verdadeira paixão

Motivacional

Aprenda a utilizar o conceito do design thinking para projetar sua vida e vivê-la da forma que você deseja.

Três maneiras de descobrir sua verdadeira paixão

Três maneiras de descobrir sua verdadeira paixão


Se você ainda não está acostumado com o termo ‘design thinking’, é bom se preparar para incluí-lo cada vez mais na sua vida profissional e pessoal. O design thinking é o novo ‘queridinho’ da engenharia, de startups e do mundo da tecnologia.  É inovador e empolgante, pois desafia os velhos métodos que usamos para fazer as coisas.
Em janeiro de 2016 o jornal americano New York Times divulgou o trabalho de Bernad Roth, um professor da universidade de Stanford que descobriu como o design thinking pode ajudar milhões de pessoas que estão ‘presas’ – no trabalho, no relacionamento, etc. Seu trabalho desafiava as pessoas a se livrar de desculpas comuns para conseguirem novas conquistas em suas vidas.
E muitos de nós estamos cansados de ter pessoas nos perguntando “o que você quer para sua vida?” ou “qual é a sua paixão?”, o que nos força a pensar naquilo que deveríamos estar fazendo. Nós pensamos, pensamos e pensamos; depois tentamos, tentamos e tentamos, mas não conseguimos descobrir qual é nossa paixão e nem o que fazer para encontrá-la.
Mas utilizando o elegante conceito do design thinking, em vez de complicarmos uma situação que já é complexa, podemos encontrar as respostas de uma forma melhor simplesmente fazendo as perguntas certas para atingir nossos objetivos.
Como disse o famoso estilista Issey Miyake: “O design não é para a filosofia, é para a vida”.

Três maneiras de descobrir sua verdadeira paixão

1 – Ouça

Um dos elementos-chave por trás do design thinking é a empatia. Ou seja, entender realmente as necessidades da outra pessoa, em vez de apenas presumir o que ela precisa. É o primeiro passo para entender a raiz do problema que precisa ser resolvido. Da mesma forma, precisamos ser empáticos com nós mesmos. Nós somos nossos piores críticos. Mas se nos tornarmos mais empáticos e ouvirmos nossa voz interior sem crítica e julgamentos, podemos ter uma melhor ideia do que realmente queremos – e não o que outra pessoa diz o que queremos ou não.

2 – Questione-se

Normalmente nós declaramos que queremos algo, mas não sabemos como conseguir ou por que ainda não conseguimos. O fato é que a pergunta é apenas o ponto de partida, uma questão que precisa ser analisada melhor. Queremos um novo emprego. Queremos uma promoção. Dizemos tudo isso, mas falhamos miseravelmente em conseguir essas coisas. Em vez disso, acrescente um “por que” nas suas perguntas. Por que queremos um novo emprego? Por que queremos uma promoção? Dessa forma as coisas ficam mais claras. Talvez você não queira de fato um novo emprego, mas sim um crescimento que seu trabalho atual não proporciona. Será que um novo emprego é a solução ou existem outras áreas da empresa que possam lhe oferecer o que você busca?

3 – Pare de tentar

Mesmo que você ganhe um prêmio pelo esforço e participação, viver ‘tentando’ é como empurrar uma rocha até o topo da montanha apenas para vê-la rolar de volta para baixo. Gastamos muita energia tentando, mas não fazendo. Você pode simular todas as condições possíveis, ter toda a teoria do mundo, reunir todos os melhores conselhos de mentores e, mesmo assim, se não der o primeiro passo e colocar tudo em prática, terá gasto tempo e dinheiro à toda.
Sabemos que descobrir sua paixão e viver daquilo que você ama é algo realmente recompensador. E sabemos que não é fácil encontrar a resposta certa. Mas essas três dicas acima podem jogar mais luz sobre o que você realmente deseja.
E para trilhar o caminho do empreendedorismo, sendo dono do seu próprio negócio e vivendo de acordo com as suas regras, saber o que você quer e qual é a sua paixão é fundamental.
Caso sua paixão signifique abrir um negócio próprio, para correr menos riscos, no início opte por contratar os serviços de Escritório Virtual e trabalhar em um espaço de Coworking . O valor é muito mais acessível do que alugar um imóvel, comprar mobília, contratar secretária e serviço de apoio. Quer saber qual dos dois é o melhor para você? Clique aqui e saiba mais.

Categorias

Arquivos

Share This