Veja o passo-a -passo para começar sua pequena empresa

Empreendedorismo

Veja o passo-a -passo para começar sua pequena empresa

Veja o passo-a -passo para começar sua pequena empresa


Se você está com a cabeça cheia de ideias e tem uma paixão para torná-las realidade, então é hora de montar sua empresa. Começar um negócio é uma das coisas mais recompensadoras em que você pode estar envolvido. Não há nada melhor do que ver sua ideia dando frutos. E quando essa ideia pode melhorar consideravelmente a sua vida e a dos outros, não há melhor sensação no mundo. Entretanto, começar sua pequena empresa não tão simples quanto uma caminhada no parque.
Existem muitas coisas que você precisa considerar, e muitas outras que vão surgindo no decorrer do processo. Erros serão cometidos – mas tudo isso faz parte do processo. Se você está pensando em abrir sua empresa e começar seu próprio negócio, então é importante seguir os passos que listamos a seguir.

1 – Tudo começa com uma ideia

Primeiramente, você precisa se certificar de que tem uma ideia que pode se transformar em negócio. A ideia é a centelha de uma empresa, é o que a mantêm viva. Sem uma ideia completamente formada sobre qual tipo de negócio começar, você não irá muito longe.
Ao pensar na base dos seus negócios, certifique-se de que ele tenha longevidade. Precisa ser algo do qual as pessoas irão se beneficiar. Seu benefício financeiro pessoal é ótimo, mas precisa ser algo muito maior do que isso. Seu negócio precisa ajudar as pessoas, para que elas se sintam felizes e satisfeitas em pagar por isso.

2 – Planejamento

Todos os grandes projetos exigem uma grande quantidade de planejamento. Seu negócio não é diferente. Se quer ter sucesso, precisa elaborar um plano que englobe todas as possibilidades que conseguir imaginar. Às vezes essa é a parte mais demorada, mas é uma questão de tempo e paciência.
Prever problemas, elaborar linhas de ação e pensar nos gastos com antecedência garantirão que seu negócio se desenvolva melhor. Não tenha pressa nessa etapa.

3 – Financiamento

Garantir o financiamento para iniciar seus negócios pode ser uma das partes mais difíceis de todo o processo. Não dá para seguir em frente sem esse passo, a menos que você já tenha uma grande quantidade de verba ou economias pessoais que pretenda investir na sua ideia.
Afina, negócios precisam de dinheiro para funcionar. Existem várias opções de financiamento – umas mais seguras, outras nem tanto. Em todas elas, haverá a necessidade de oferecer garantias e provar que seu plano de negócios dará lucro em um determinado tempo (por isso o planejamento é tão importante). Converse com o gerente do seu banco (e de vários outros), acesse o site do BNDES e verifique em qual modalidade de investimento seu negócio se encaixa.
Pense muito bem e analise todas as opções antes de sair oferecendo sua casa ou carro como garantia.

4 – Localização

Sua empresa precisará de uma localização estratégica. Se sua ideia é abrir um comércio, avalie as opções imobiliárias em uma região que atraia o tipo de consumidor que você quer. Mas se seu negócio oferecerá serviços que podem ser realizados online, é uma boa ideia optar pela contratação de um escritório virtual, que lhe oferecerá um endereço comercial de prestígio mesmo que você trabalhe em casa.
Você deverá divulgar seu endereço comercial (ou fiscal) nas suas comunicações, e ter uma localização privilegiada poderá fazer toda a diferença no fechamento de novos negócios.

5 – Pessoas

A menos que você dê conta de fazer tudo sozinho (pelo menos no início), será preciso contratar pessoas para sua empresa. Na maioria das vezes um negócio precisa de uma pequena equipe para poder decolar.
Para encontrar as pessoas certas para sua empresa, reserve um tempo para fazer as escolhas ideais. O processo de entrevista pode ser cansativo na maioria das vezes – tanto para você quanto para o candidato.
Escolha a pessoa que tem as qualidades que você considera necessárias para seu negócio. Quando tiver dúvida, escolha sempre o que tiver mais paixão do que experiência. Afinal, é a paixão que determina o sucesso de uma empresa.

6 – Equipamentos

Uma boa parte do seu orçamento deverá ser destinada aos equipamentos e máquinas necessárias para fazer seu negócio funcionas. Seja um computador ou um balcão refrigerado, tente não gastar demais. É tentador ter o último modelo de notebook lançado, ou um veículo 0Km para entregar seus produtos; mas dificilmente eles serão necessários. Um bom notebook básico que faça o que você precisa é o suficiente, assim como uma olhada em concessionárias pode lhe oferecer um veículo usado em excelentes condições por um preço bem abaixo do esperado.

7 – Marketing

Nessa etapa é hora de pensar em como você fará o marketing da sua empresa. Essa é uma das coisas que podem levar um certo tempo para que comece a dar resultados. Entretanto, sem isso, dificilmente seu negócio crescerá da forma que você deseja.
Algumas coisas você pode fazer sozinho no início, mas logo sentirá que precisa de ajuda para atrair mais fãs nas redes sociais, ou gerenciar melhor sua campanha de anúncios do Google e, o mais importante, criar um conteúdo relevante que atraia o consumidor com o perfil que você quer. Terceirize o marketing da sua empresa o quanto antes.

Categorias

Arquivos

Share This