Passo a passo para abrir uma startup de sucesso

Conhecer um passo a passo para abrir uma startup de sucesso é importante ao investir nesse modelo de negócio, para que os bons resultados sejam garantidos. Porém, nem sempre os novos empreendedores têm o conhecimento necessário para tirar os seus projetos do papel.

 

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com o objetivo de nortear você, que tem um espírito empreendedor e a vontade de abrir uma startup, modelo de negócio que está cada vez mais popular no Brasil e no mundo e é sinônimo de inovação e investimento escalável.

 

Veja agora o passo a passo para abrir uma startup

1º passo: Pense em um conceito inovador

Para começar o passo a passo para abrir uma startup, é preciso salientar que esse modelo é caracterizado por ser um negócio inovador, que consegue crescer rápido. Logo, a primeira coisa que deve ser feita é pensar se a sua ideia é realmente inovadora, algo que vai impactar o mercado.

É importante que você valide a sua ideia, fazendo pesquisas com pessoas que poderiam ser as suas clientes em potencial, por exemplo. Também converse com especialistas no assunto e veja se aquilo que pensou realmente tem chances de se tornar um negócio de sucesso.

 

 

2º passo: Desenvolva o protótipo

No passo a passo para abrir uma startup, algo que não pode ser deixado de lado é o desenvolvimento do protótipo dos serviços ou produtos que serão oferecidos. Assim, você pode ter uma noção real de que conseguirá suprir aquilo que o seu negócio se propõe.

Se você pretende lançar um aplicativo, por exemplo, é necessário pensar no seu layout, formas de utilização, experiência do usuário etc. Tudo isso é muito importante para que o produto esteja 100% alinhado quando for lançado.

 

3º passo: Faça a captação de recursos

Se você não tem dinheiro suficiente para fazer com que a sua ideia de startup saia do papel, uma das etapas do passo a passo para abrir uma startup é realizar a captação de recursos. Existem muitos investidores que acreditam no potencial das empresas escaláveis e que investem nesses negócios.

Por isso, busque por aceleradoras e parcerias estratégicas que podem ajudar a fazer com que a sua ideia seja viável financeiramente. Isso é muito importante para que o negócio não se torne uma ideia parada.

 

4º passo: Providencie a documentação necessária

Por mais que seja um modelo de negócio moderno e diferenciado, para abrir uma startup é necessário providenciar toda a documentação e seguir os processos burocráticos para abertura de uma empresa.

Você precisa ter um CNPJ, conseguir um alvará, pagar impostos e fazer todos os procedimentos necessários, assim como qualquer negócio tradicional. Uma boa alternativa, caso você possa se enquadrar nessa modalidade, é se formalizar como microempreendedor individual (MEI).

 

 

Não se esqueça: o planejamento e o foco devem nortear todas as suas atividades antes e depois de abrir a empresa! Esse é o passo a passo para abrir uma startup de sucesso e ter resultados positivos ao criar um negócio desse tipo. Se você tem uma boa ideia, portanto, não deixe de tirá-la do papel!

Nós temos mais dicas para que a sua empresa seja um sucesso em nosso artigo que mostra como ser um empreendedor digital. Leia agora mesmo!

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.